Seu computador já pegou algum tipo de vírus? A resposta para essa pergunta é bem simples, no entanto, a solução nunca foi algo tão fácil. Só ter um bom antivírus não basta, a grande maioria das pessoas que acabam infectando seu computador usam algum antivírus. Será que existe algo que possa ajudar? Apresentamos uma ferramenta completa para remoção de vírus (arrancando pela raiz). Conheça abaixo o TRON. Artigo destinado a usuário avançados.

Fonte: Pexels/Reprodução

Via Script

O TRON nada mais é do que uma coleção de arquivos e comandos que vão ajudar você a remover todo e qualquer tipo de vírus do seu PC. Antes de você prosseguir Recomendamos Fortemente que clique nesse link do vírus total, onde já fizemos um teste que não acusou nada. Outro fator importante que podemos alertar é que o TRON foi postado em uma das maiores comunidades ligadas com conteúdo web o reddit, além disso o script é de código aberto e também foi postado no GitHub onde existem mais de 50 milhões de usuários programadores. Se essas informações não lhe passam confiança, nós entendemos, e assim concluímos que você não deve utilizar esse script.

Comunidade

Como mencionado acima, você poderá encontrar, respostas e tópicos sobre o TRON na comunidade reddit clique aqui, também as versões mais recentes do TRON poderão ser baixadas por lá. O mesmo pode ser feito na comunidade GitHub.

Atenção!

Antes do procedimento é bom você verificar se seu sistema está com as atualizações funcionando perfeitamente. É necessário ter o .NET Framework 2.0-3.5 instalado em seu computador. Por padrão o cache dos navegadores e Cookies serão eliminados. Se você usa a Steam, saiba que o trade não poderá ser usado por até 7 dias.

Configurações do Windows; alertamos que algumas configurações que você tenha feito em seu computador como por exemplo o plano de energia diferenciado poderá ser desfeito. Assim você precisará conferir algumas configurações feitas anteriormente.

Usando o TRON

Para fazer o download clique aqui. Recomendamos que você faça um ponto de restauração em sua máquina (o programa faz isso, no entanto, faça você mesmo). Extraia o conteúdo em uma pasta. Entre na pasta “tron” dentro dela, execute o arquivo “tron.bat” como administrador, em seguida uma janela do Prompt será exibida, para prosseguir o usuário precisará aceitar os termos digitando (em maiúsculo) em inglês a palavra I AGREE (concordo), depois pressione Enter. O processo poderá demora em torno de 20 minutos há 9 horas.

Fonte: BPV/Reprodução

A tela seguinte exibi todos os passos (ou processos do será feito pelo script). No primeiro instante ele irá criar um ponto de restauração. Em seguida alguns programas são usados para remoção de vírus e outras pragas do sistema, por exemplo: É usado o MalwareByte, TDSSKiller da Kaspersky, o Sophos (ferramenta que remove vírus) além de outros.

Fonte: BPV/Reprodução

É possível notar que aqueles programas que são instalados em notebooks ou computadores recém adquiridos (bloatware) serão removidos do sistema, pois os mesmos praticamente nãos servem para nada. O script por meio do Ccleaner otimiza os discos comuns (HD, disco rígido) fazendo a desfragmentação, esse processo não é feito em disco SSD. Ainda usando o Ccleaner o mesmo também irá remover todo e qualquer tipo de lixo eletrônico acumulado. No fim todos os programas usados serão removidos. Se concorda com tudo, pressione qualquer tecla para continuar.

Fonte: BPV/Reprodução

Finalizando o processo!

Ao termino de tudo uma tela amarelada será exibida, basta pressionar qualquer tecla para finalizar. Depois reinicie seu PC. Se você trabalha como T.I essa ferramenta poderá ser explorada ao máximo.

Fonte: BPV/Reprodução

Modo avançado

Usuários mais avançados poderão rodar esse script no modo seguro do Windows. No modo seguro ele poderá ser mais eficaz na remoção das pragas. Para ver como entrar no modo seguro clique aqui.