A última versão do Windows 10 2004 veio com inúmeras melhorias, e junto com elas muitos problemas. Alguns usuários relatam problemas com respeito aos discos do tipo SSD. O sistema estaria fazendo a otimização dos discos SSDs praticamente todos os dias, o erro está segundo aponta o site WilderSecurity no registro do sistema, veja abaixo como funciona essa função de otimização do Windows e se necessário desative ela e faça manualmente.

Fonte: BPV/Reprodução

Manutenção automática

O Windows diariamente faz a chamada manutenção automática, onde nessa verificação ele também desfragmenta os discos do PC, quando o usuário possui discos do tipo SSD ele apenas otimiza o TRIM. E qual seria o erro? O problema segundo relata os usuários depois dessa atualização (2004) é que o sistema não registra que fez a otimização na verificação anterior e assim a faz novamente no dia seguinte. Ficar otimizando regularmente discos SSD mesmo sendo apenas o TRIM não é recomendado, a vida útil do SSD pode diminuir, no entanto, isso é muito irrisório. E você pode sim desfragmentar os discos SSD em casos extremos.

Fonte: BPV/Reprodução

Desfragmentação manual

A desfragmentação ou otimização dos discos deve ser feita todos os meses. Alguns céticos alegam que o melhor é fazer a desfragmentação uma vez por semana, já outros aconselham fazer a cada quinze dias. O fator mais importante é: faça sim a desfragmentação. Ainda mais se você perceber que seu disco está muito lento, no caso de ser SSD, você deve rodar um programa afim de analisar se o disco tem muitos fragmentos. Se tiver o melhor em casos extremos é desfragmentar o disco SSD, só otimizar o TRIM não suficiente. Veja os passos no final desse artigo.

Digite no menu do Windows “Desfragmentar”, abra o aplicativo nativo do sistema.

Fonte: BPV/Reprodução

Na janela aberta clique alterar configurações.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois clique em “Escolher”.

Fonte: BPV/Reprodução

Em seguida desmarque as caixinhas de discos SSDs, por fim clique Ok.

Fonte: BPV/Reprodução

Resultado

Seguindo os passos acima, caso seu Windows esteja com problema como já citado nesse artigo, ele não irá mais verificar os discos SSD na manutenção automática. No entanto, a partir de agora você deve fazer isso manualmente, veja os passos: abra o desfragmentador do Windows, selecione a unidade (SSD) e clique em otimizar. Faça isso não todos os dias, talvez semanalmente ou a cada quinze dias. Para uma análise mais completa veja a dica abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Otimização TRIM SSD.

Fonte: BPV/Reprodução

Programas de terceiros

Usando programas de terceiros o resultado será o mesmo, no entanto, o Windows não desfragmenta discos SSD. Nesse exemplo podemos recomendar o programa Defraggler, faça o download e instalação. Note na imagem abaixo que fizemos uma análise em discos SSDs, na aba “Fragmentado” é exibido o quanto de fragmentos (arquivos fragmentados) existem nessa unidade (apenas 8%) o que nos leva a não desfragmentar essa unidade, apenas otimiza-la é o suficiente.

Fonte: BPV/Reprodução

Do contrário se a taxa de arquivos fragmentados for alta, e você estiver percebendo que o disco está lento, copiando os arquivos com lentidão ou iniciando o Windows com um pouco mais de demora, caso decida a desfragmentação é a melhor opção, mas só não faça disso algo diário. Alertamos que discos SSDs realmente não precisam ser desfragmentados, a otimização é o suficiente. Veja no exemplo abaixo que usando o programa Defraggler, vamos forçar a desfragmentação do disco SSD, mesmo o programa alertando que não é recomendado.

Fonte: BPV/Reprodução