A última versão do Windows 10 2004 veio com inúmeras melhorias, e junto com elas muitos problemas. Alguns usuários relatam problemas com respeito aos discos do tipo SSD. O sistema estaria fazendo a otimização dos discos SSDs praticamente todos os dias, o erro está segundo aponta o site WilderSecurity no registro do sistema, veja abaixo como funciona essa função de otimização do Windows e se necessário desative ela e faça manualmente.

Manutenção automática
O Windows diariamente faz a chamada manutenção automática, onde nessa verificação ele também desfragmenta os discos do PC, quando o usuário possui discos do tipo SSD ele apenas otimiza o TRIM. E qual seria o erro? O problema segundo relata os usuários depois dessa atualização (2004) é que o sistema não registra que fez a otimização na verificação anterior e assim a faz novamente no dia seguinte. Ficar otimizando regularmente discos SSD mesmo sendo apenas o TRIM não é recomendado, a vida útil do SSD pode diminuir, no entanto, isso é muito irrisório. E você pode sim desfragmentar os discos SSD em casos extremos.

Desfragmentação manual
A desfragmentação ou otimização dos discos deve ser feita todos os meses. Alguns céticos alegam que o melhor é fazer a desfragmentação uma vez por semana, já outros aconselham fazer a cada quinze dias. O fator mais importante é: faça sim a desfragmentação. Ainda mais se você perceber que seu disco está muito lento, no caso de ser SSD, você deve rodar um programa afim de analisar se o disco tem muitos fragmentos. Se tiver o melhor em casos extremos é desfragmentar o disco SSD, só otimizar o TRIM não suficiente. Veja os passos no final desse artigo.
Digite no menu do Windows “Desfragmentar”, abra o aplicativo nativo do sistema.

Na janela aberta clique alterar configurações.

Depois clique em “Escolher”.

Em seguida desmarque as caixinhas de discos SSDs, por fim clique Ok.

Resultado
Seguindo os passos acima, caso seu Windows esteja com problema como já citado nesse artigo, ele não irá mais verificar os discos SSD na manutenção automática. No entanto, a partir de agora você deve fazer isso manualmente, veja os passos: abra o desfragmentador do Windows, selecione a unidade (SSD) e clique em otimizar. Faça isso não todos os dias, talvez semanalmente ou a cada quinze dias. Para uma análise mais completa veja a dica abaixo.

Otimização TRIM SSD.

Programas de terceiros
Usando programas de terceiros o resultado será o mesmo, no entanto, o Windows não desfragmenta discos SSD. Nesse exemplo podemos recomendar o programa Defraggler, faça o download e instalação. Note na imagem abaixo que fizemos uma análise em discos SSDs, na aba “Fragmentado” é exibido o quanto de fragmentos (arquivos fragmentados) existem nessa unidade (apenas 8%) o que nos leva a não desfragmentar essa unidade, apenas otimiza-la é o suficiente.

Do contrário se a taxa de arquivos fragmentados for alta, e você estiver percebendo que o disco está lento, copiando os arquivos com lentidão ou iniciando o Windows com um pouco mais de demora, caso decida a desfragmentação é a melhor opção, mas só não faça disso algo diário. Alertamos que discos SSDs realmente não precisam ser desfragmentados, a otimização é o suficiente. Veja no exemplo abaixo que usando o programa Defraggler, vamos forçar a desfragmentação do disco SSD, mesmo o programa alertando que não é recomendado.
