Você não precisa correr riscos desnecessários, hoje até arquivos como vídeo podem esconder vírus, então você deve ter cuidado ao baixar filmes e séries de sites duvidosos. O usuário pode pensar que ter um bom antivírus na máquina vale o risco de baixar sem se preocupar com nada. Nesse artigo vamos ver com verificar se links e arquivos contêm vírus sem precisar instalar nada.

Segunda opinião  

Quase todos os usuários já ouviram falar do vírustotal.com, essa plataforma online verifica links e arquivos no intuito de encontrar vírus, worms, malware, cavalo de tróia e outros. Se não você não usa um AV no seu PC essa é uma boa solução, e se você usa um antivírus em sua máquina ele servirá como segunda opinião.

Abra o site clicando aqui.

Fonte: BPV/Reprodução

Quando site abrir você será direcionado a primeira opção para fazer o upload de algum arquivo direto do seu PC, por exemplo; você fez o download de arquivo mais não abriu ou executou ele, você pode fazer o teste usando o vírustotal e depois usar o arquivo. A primeira opção “File” é justamente para você enviar um arquivo direto do seu PC (se o arquivo for grande o processo pode demorar, então seria melhor você verificar apenas o link de download do arquivo). Clique em “Choose file” em seguida procure o arquivo em seu PC, depois disso clique em confirmar upload. Por fim ele irá mostrar o resultado logo em seguida.

Fonte: BPV/Reprodução

O vírustotal usa o banco de dados dos principais antivírus do mercado, assim sua verificação não é uma verificação superficial. No entanto pode haver falso positivo, leve sempre em consideração esse fator, qual antivírus acusou, e qual tipo de infecção foi detectada. A verificação por link é sempre mais rápida, voltando a página home do vírustotal.com existe a opção de usar apenas a URL, no exemplo abaixo vamos usar um link do Google Drive, cole o link e clique para verificar. E assim como no exemplo acima aguarde ele mostrar o resultado.

Fonte: BPV/Reprodução

Terceira opinião

O site vírusscan.jotti.org é outro serviço online muito conhecido, no entanto ele não funciona com links apenas com arquivos upados direto do computador do usuário. Ao acessar o site clique em “Squeaky toy..” ou (Procurar) procure um arquivo e clique para selecionar.

Fonte: BPV/Reprodução

Diferente do vírustotal, o vírusscan não lista uma penca de resultados com mais de 30 antivírus. Ele mostra uma lista de resultados baseado no principais antivírus do mercado com exceção apenas do Kaspersky. Ele mostra a logo dos AVs e logo a frente de verde a mensagem “Nada encontrado”.

Fonte: BPV/Reprodução

Resumo

Os dois serviços mostrados nesse artigo comprem bem seu papel, mais é obvio que isso não garante que você não pegue algum vírus mesmo depois de verificar usando as ferramentas descritas acima. Ter sempre um bom antivírus em seu PC, assim como manter programas e sistema atualização ajuda muito na prevenção.