Será que é possível ganhar licença digital para Windows 10? Tenho um notebook antigo aqui em casa com Windows 7, posso fazer com ele ou irei perder meus arquivos e programas? Se eu não gostar posso voltar para a versão antiga instalado em meu computador? Licença digital é pirataria? Nesse artigo vamos mostrar todos os detalhes.

Só com Windows 7?

Não, você pode fazer o upgrade de versões como Windows 8 e 8.1, no entanto seu atual sistema que está com uma dessas versões deve está ativado. Mesmo se ativação for pirata o método irá funcionar sem problemas.

Como funciona o processo?

Primeiro você deve baixar o arquivo no botão abaixo, também é necessário está com internet funcionando no computador cujo upgrade será feito. Seus dados e arquivos serão mantidos. É necessário ter ao menos 30 gigas de espaço livre na unidade onde o Windows está instalado, geralmente disco local C. Necessário está com sistema atualizado.

Oficial Microsoft

Windows 10 Upgrade

Execute o arquivo baixado como administrador, em seguida avance com as telas que serão mostradas. Nota; uma tela verificando se sua máquina atende os requisitos será mostrada, se algo der errado, não será possível você fazer essa atualização por meio dessa dica. Más existem outras formas que vamos mostrar no final desse artigo.

Versões

Entenda sobre as versões, se sua máquina com Windows 7 for a versão Professional ou Ultimate quando você seguir com esse método ela irá pular para versão Pro do Windows 10. Versões inferiores como Start, Home Basic e Home Premium vão pular para versão Home do Windows 10. O mesmo vale para quem tem máquinas com Windows 8 ou 8.1, versões simples vão para Windows 10 Home, versão Pro para versão Pro. Arquivos e programas vão se manter. Siga as telas até finalizar o processo.

É possível associar sua licença há uma conta live Microsoft, por exemplo seu e-mail. Assim você também poderá ativar seu Windows usando sua conta. Nota; a build do Windows 10 ou versão que você irá saltar é há 1709, no entanto você pode fazer o upgrade a partir dessa versão, ou fazer a instalação limpa.

Usando o DVD

Você pode fazer todo esse procedimento sem precisar da internet. Primeiro você vai precisar ter uma mídia do Windows 10 ou pelo DVD ou pen drive boot. Os mesmos requerimentos acima citados vão funcionar usando esse método aqui.

No entanto é necessário observar alguns detalhes, você precisa saber qual arquitetura em bits seu computador está usando, assim você precisa baixar uma .ISO do Windows 10 para fazer o upgrade usando as dicas abaixo.

Media Creation Tool 

Essa ferramenta oficial da Microsoft serve para você ter a mídia digital da versão mas recendo do Windows 10. Baixe ela por esse link.

Aceite os termos, em seguida NÃO SELECIONE A OPÇÃO DE ATUALIZAR O COMPUTADOR E SIM CRIAR UM MÍDIA DE INSTALAÇÃO.

Em seguida ele mostra uma tela pedindo a linguagem, versão do sistema, e por fim arquitetura, se você quer baixar a versão x64, x32 ou ambas, por fim clique em avançar. Depois escolha um local para salvar a imagem ISO.

Upgrade Windows 10

Depois de gravar no pen drive ou no DVD, acesse meu computador e clique no ícone de instalação do Windows, caso não inicie automaticamente, entre e acesse o conteúdo do pen drive/DVD.

Clique em “setup”, e aguarde o processo iniciar. Arquivos, configurações vão se manter, no entanto você pode escolher algumas dessas opções lendo com atenção as telas.

Seu computador vai reiniciar algumas vezes, uma tela mostrando se você quer baixar atualizações disponíveis para Windows 10 durante o processo será mostrada.

Resumo

Assim como você ganha a licença digital por meio do assistente mostrado no inicio desse tutorial, essa forma usando a mídia também lhe dá o direto de obter a licença digital. Veja como funciona a ativação digital. Se você vai fazer o mesmo processo direto do Windows 8, ou 8.1 saiba que irá funciona do mesmo jeito.