É bem provável que você usando o computador deve ter percebido em algum momento que a internet ficou lenta, as vezes pode ser apenas uma instabilidade no provedor, no entanto, nem sempre esse é o problema. Nesse artigo vamos abordar algumas configurações que podem ser feitas no Windows que visam melhorar e até 100% a sua conexão no PC.

Largura de banda

Uma função do Windows pode controlar o quanto de internet o sistema irá usar ao fazer download de atualizações. Quando não configurado o Windows irá usar toda a banda de sua rede podendo deixar sua internet lenta em alguns momentos.

Fonte: BPV/Reprodução

Para minimizar isso acesse configurações do computador>atualização e segurança>otimização de entrega>opções avançadas. Na janela exibida duas opções são listadas, “largura de banda absoluta” que pode ser configurada para definir a velocidade medida em Mbps que Windows poderá usar. Assim configure de acordo com sua necessidade.

Fonte: BPV/Reprodução

A segunda opção listada é a porcentagem da conexão usada para baixar atualizações, nesse cenário o usuário poderá escolher quantos por cento da conexão de sua internet o Windows poderá usar, no entanto, existe a configuração feita para primeiro plano (quando Windows opera o download em primeiro plano) e quando ele baixa em segundo plano. Configure de acordo com suas preferências.

Usar 100% da conexão

Desde o Windows Xp o Windows está configurado para usar apenas 80% da conexão (internet) disponível. No entanto, é possível alterar esses parâmetros. Digite no campo de pesquisa “executar” na janela aberta digite “gpedit” pressione Enter. Se algum erro for exibido isso significa que sua versão do Windows não dá suporte ao editor de políticas de grupo, para resolver esse problema clique aqui.

Fonte: BPV/Reprodução

Navegue pelas pastas modelos administrativos>rede>agendador de pacotes qos>limitar a largura de banda reservável, dê um duplo clique.

Fonte: BPV/Reprodução

Na janela exibida note que essa função está desabilitada, e quando ela está desabilitada o próprio sistema informa no quadro “ajuda” que se você não definir um valor ou deixar desativado o sistema continuará a usar apenas 80% da conexão de sua internet. Então o próximo passo é clicar para habilitar, depois mudar de 80% para 0, veja a imagem abaixo, por fim reinicie o computador.

Fonte: BPV/Reprodução

As configurações acima listadas não vão fazer mágica e não se aplicam a toda a rede, apenas ao computador em questão. No entanto, como deve ter notado elas vão melhorar a forma como Windows usa a velocidade de sua internet, se as configurações aplicadas foram boas, certamente você sentirá a diferença!