Muita das vezes o que pode deixar o Windows lento são erros no sistema e no disco. Se esse for seu problema esse artigo pode ajudar. Vamos mostrar alguns comandos no CMD e PowerShell que visam otimizar o disco e corrigir erros profundos no sistema. Mesmo se o disco não estiver com algum problema esses comandos vão apenas somar. É de suma importância você executar os comandos abaixo seguindo a mesma ordem. Aconselhamos você ler o último paragrafo antes de fazer os procedimentos.

Verificando disco

Abra o CMD com privilégios de administrador (funciona também com PowerShell) em seguida digite sem aspas “CHKDSK /R” e pressione Enter. O processo pode demorar dependendo do tamanho do disco e dos erros que possam ser encontrados. Esse comando verifica se o disco está ok, e se estiver com algum problema ele irá corrigir (esse comando não repara setores com bad block). Dica: se estiver usando notebook conecte o carregador pois ele pode desligar durante o processo. Outro detalhe muito importante não IMTERROMPA essa verificação, ou isso pode ocasionar mais problemas.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois seu sistema irá ligar normalmente. Vamos ao segundo comando, abra novamente o CMD com privilégios de administrador (funciona também com PowerShell) em seguida digite sem aspas “sfc /scannow” e pressione Enter. Esse procedimento visa reparar arquivos protegidos do Windows, o mesmo pode demora em torno de 20 minutos.

Fonte: BPV/Reprodução

Dism

Por fim chegamos ao terceiro e último comando, se ainda estiver com Poweshell aberto digite sem aspas “DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth” em seguida pressione Enter. Nota; esse comando só funciona com versões do Windows 8 ou superiores. Esse comando repara arquivos corrompidos ou ausentes do sistema operacional garantido que todos os erros sejam corrigidos, e que seu sistema fique rodando liso. Quando o procedimento terminá basta fechar a janela.

Fonte: BPV/Reprodução

Extra; Restauração de computadores 

O script desenvolvido pelo Ivo Dias da comunidade TechNet tem como objetivo reparar problemas no Windows, como por exemplo no Windows update, reparar setores críticos do Windows, reparar setores do disco rígido para ver se não há problemas. Incluir o SFC que corrigi arquivos protegidos do Windows, além do DISM onde o mesmo reparar arquivos corrompidos ou ausentes do sistema.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois de baixar a ferramenta basta executar a mesma como administrador, em seguida clique em Y para iniciar o processo, depois é só aguardar. O script funciona em todas as versões domésticas do Windows com exceção ao Windows XP. Já a família Server o mesmo não funciona nas edições 2003 e 2016.

Nota; o script abaixo é um script testado por milhares de pessoas, ele não danifica o PC. No entanto se você usou algum tipo de ativar como KMSPICO, AutoKMS ou outros do gênero seu PC pode sofrer com tela azul. Isso é devido os comandos remover a força o KMS da máquina, o que leva o sistema “as vezes” ser comprometido devido esse tipo de vírus alterar grande parte do registro do sistema.

Reparo De PCs

Script

Resumo

Os comandos acima não danificam o sistema, pelo contrário ele melhorar o desempenho do seu sistema Windows assim como deixa o disco rígido rodando liso. Use-os quando você perceber que a máquina está apresentando problemas, com lentidão, demora para ligar ou desligar etc. Obviamente não estamos afirmando que esses procedimentos vão resolver seu problema, mais não custa nada tentar executar eles primeiro ou depois de uma manutenção preventiva.