Facilidade, essa palavra tem tudo haver com formatação de computadores. Muitos que atuam na área gostam de ter em mãos ferramentas que facilitam seu trabalho, que é um poucos mais árduo no pós-formatação. Nesse artigo vamos apresentar a você o site Winstall, nele você conseguirá criar scripts que vão lhe auxiliar na instalação de programas no Windows com apenas um clique.

Fonte: BPV/Reprodução

No site você encontrará várias combinações de scripts já prontos para instalação dos principais programas para Windows. E não precisa se preocupar, os programas são baixados de acordo com arquitetura de bits do seu sistema operacional, além disso se o programa tiver suporte para linguagem Pt-Br o mesmo será instalado na linguagem preferencial do seu sistema Windows.

Fonte: BPV/Reprodução

Como funciona?

Acesse o link do site logo abaixo, faça login conta sua conta do twitter. Depois desça a página home e clique em “help“.

Fonte: BPV/Reprodução

Site Oficial

Na guia aberta clique em “latest.appxbundle file form here“.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora baixe o complemento e instale ele em seu PC, fique tranquilo que esse app é um programa oficial Microsoft.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora volte ao site do Winstall. Logo na página home você encontrará vários scripts prontos, clicando em “View Pack” você terá acesso a todos os programas daquele pack, assim como também as informações e data da última atualização.

Fonte: BPV/Reprodução

Descendo a página você encontrará o código completo desse script, caso queira baixar para instalar em qualquer PC que tenha complemento instalado, você pode o faze-lo. No entanto, se prestar bem atenção é possível baixar dois tipos de scripts .BAT (Batch) e PS1 (PowerShell), recomendamos baixar o PS1 para Windows PowerShell, pelo simples fato dele não ocasionar problemas (problemas esses que não afetam seu PC).

Fonte: BPV/Reprodução

Scripts personalizados

Para criar seus scripts personalizados, ou seja, com apps e programas que você mais utiliza no pós formatação, clique no link “Apps” no topo do site, na página aberta clique na caixa de pesquisa e procure os programas desejados.

Fonte: BPV/Reprodução

Pesquise pelo nome do programa e aguarde a pesquisa retornar, programa avistado clique no botão mais, essa ação faz você começar a sua lista, faça isso com todos os programas que você quiser.

Fonte: BPV/Reprodução

Ao finalizar sua lista clique em Generate Script, outra tela será exibida, nela estarão os scripts prontos para serem baixados. Nota; ao fazer o download talvez seu navegador bloqueie o mesmo, se isso acontecer basta você aceitar, isso não ocasionará problemas ao seu dispositivo.

Fonte: BPV/Reprodução

Usando os scripts

Download do script feito, agora você poderá usar à-vontade. Para isso clique com botão direito do mouse em “Executar com PowerShell” e aguarde o progresso de instalação ser finalizado, alguns programas pedem sua autorização (controle de usuário UAC), aquele pop-up para clicar sim ou não.

Fonte: BPV/Reprodução

Para burlar isso basta você desativar o controle de usuário SOMENTE DURANTE A INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS, depois você volta as configurações normais. Assim pesquise no Windows UAC, abra as configurações de usuário, selecione “nunca notificar” depois clique em OK. Como mencionado não esqueça de voltar as configurações normais do UAC, pois isso pode ser usando como uma brecha por hackers.

Fonte: BPV/Reprodução

Chocolatey

Gostou das dicas acima? Se você conhecer o Chocolatey você gostará ainda mais, além de instalar todos os programas com Chocolatey você também poderá instalar os drivers de vídeos do seu PC, seja ele INTEL O NVIDIA, para saber mais clique aqui.