Windows travando, programas que do nada param de funcionar, alguns desses são bem comuns para a maioria dos usuários. Alguns costumam culpar o sistema por esses erros, no entanto o problema pode ser outro e o usuário nem desconfia.

Fonte: Internet

Hardware

Se o sistema apresentar constantes problemas o erro pode estar no hardware, especificamente na memória ram. Alguns fatores internos como alta temperatura (devido a localidade onde você mora, ou devido ao seu gabinete não ser bem ventilado), variação de energia devido problemas na fonte ou picos de energia e por fim eletricidade estática

Identificando o problema

Vamos mostrar como usar de uma forma totalmente nova uma ferramenta do Windows chamada de diagnóstico de memória. Fique até o fim que você irá aprender detalhes ainda não mostrados aqui em nosso site e canal. Abra o menu do Windows e digite diagnóstico.

Fonte: BPV/Reprodução

Abra a ferramenta e clique na primeira opção mostrada (lembra-se antes de fechar qualquer tarefa que esteja executando).

Fonte: BPV/Reprodução

Após reiniciar, o teste irá começar, no primeiro instante o modo operante é o padrão onde o mesmo demora em torno de 10/20 minutos para testar cada giga de memória ram, nesse modo ele deixa ativado o cache L2 do processador. No entanto há outras opções que podem ser acessadas pressionando a tecla F1.

Pressione F1.

Ao entrar nas opções avançadas coma as setas direcionais você poderá escolher o modo Básico, Padrão e Estendido.

O Básico realiza o teste 3 vezes com o cache L2 habilitado.

O Padrão realiza o teste 8 vezes com o cache L2 habilitado.

O Estendido realiza o teste 17 vezes sem o cache L2 ativado, assim o mesmo só acessa as informações contidas na memória.

O teste estendido é o mais demorado de todos, o mesmo demora cerca de meia hora em cada giga de memória. Ele é recomendado para usuários que usam programas pesados e jogos. Pressionando a tecla TAB você poderá desativar ou ativar o cache no teste escolhido (o cache aqui é do processador, sendo assim ele é mais rápido do que o da memória ram).

Pressionando a tecla TAB novamente você descerá a guia “números de etapas” onde o usuário poderá definir quantas vezes o teste será repetido em cada bloco da memória ram.

Por fim para aplicar as mudanças feitas basta pressionar a tecla F10 que o teste será feito com os novos parâmetros escolhidos.

Veredito!

Se alguma mensagem em vermelho aparecer na tela do teste você deverá trocar seu módulo de memória ram o quanto antes (talvez seja apenas sujeira, assim limpar com limpa contado por exemplo pode resolver, no entanto refaça o teste novamente). Ao ligar seu sistema novamente o Windows irá exibir o resultado do teste.