Windows Defender no lançamento do Windows 10 não conquistou o público que a Microsoft queria. No entanto, quase 5 anos depois a gigante trabalhou incansavelmente para melhora seu AV, e competir de frente com os top do mercado. Resultado? Hoje o Windows Defender que faz parte nativamente do Windows melhorou e muito desde o ultimo comparativo lançando na internet. Nesse artigo vamos mostrar uma dica fantástica que poucas pessoas conhecem, programar automatizar o Windows Defender para escanear e remover os vírus automaticamente.

Prevenir!

A prevenção é o melhor remédio, isso pode ser lavado para informática no quesito segurança. Alguns usuários não lembram de escanear seu computador, e os vírus podem vim de muitos lugares. O gestor de T.I ou técnico (trabalha em empresa) acha melhor sempre fazer manutenção preventiva nos computadores e é justamente isso que vamos fazer no Windows Defender, agendar verificações periódicas. Assim mesmo se o usuário esquecer o sistema vai fazer automaticamente.

Agendando verificações

Para criar um agendamento no Windows Defender, precisamos usar o Agendador de Tarefas do Windows. Sendo assim pesquise por “o Agendador de Tarefas” no campo de pesquisa.

Fonte: BPV/Reprodução

Quando abrir a nova janela navegue pelas opções “Biblioteca do Agendador de Tarefas > Microsoft > Windows > Windows Defender”, por fim dê um duplo clique na opção marcada de vermelho assim como mostra a imagem abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Na janela que abrir clique na guia disparadores depois em novo.

Fonte: BPV/Reprodução

Na tela seguinte você deve configurar o agendamento de acordo com sua necessidade, por ser diariamente, por semana ou mês, também defina o dia que irá começar (a partir do dia) assim como o horário.

Fonte: BPV/Reprodução

Dica extra (Personalizar escaneamento)

É possível ir um pouco mais longe com as configurações do Windows Defender. Abaixo vamos mostrar como personalizar a verificação. O processo é quase igual, abra o agendador de tarefas, no entanto, abra ele com privilégios de administrador.

Fonte: BPV/Reprodução

Ao abrir clique em ação>criar tarefa. Na guia geral “nome” adicione um nome para a tarefa, veja o exemplo da imagem abaixo. Logo em seguida marque as mesmas opções mostradas abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Navegue até disparadores>novo. Nessa tela configure os horários, dias para a verificação ser feita, na opção iniciar “mostra o dia que vai iniciar essa nova tarefa, ou seja, a partir desse dia”. Configurado tudo clique ok.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora navegue até ações>novo, na janela aberta, ação deixe iniciar um programa, abaixo programa/script adicione o arquivo .exe do Windows Defender. Siga o caminho abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

C:\Arquivos de Programas\Windows Defender\MpCmdRun.exe

No campo a ser preenchido “adicione argumentos” cole uma das opções listadas abaixo. Só observe que cada comando tem sua função, sendo que a primeira irá fazer uma verificação rápida, a segunda irá fazer uma verificação completa, e por fim a terceira você pode adicionar uma pasta especifica.  Feito tudo clique ok para todas as janelas.

Fonte: BPV/Reprodução

-Scan -ScanType 1

-Scan -ScanType 2

-Scan -ScanType 3 -File “caminho_da_pasta”

Exemplo: -Scan -ScanType 3 -File C:\Users\BPV

Pronto! Com essas configurações você a partir de agora não precisa iniciar uma verificação no seu Windows Defender, o mesmo de acordo com as configurações feitas por você cuidará do assunto apenas lhe notificando quando os vírus forem achados.

Menos CPU

É possível definir um limite de uso da CPU quando Windows Defender for escanear sua máquina. Funciona assim, as vezes você está trabalhando com projetos que exigem mais do PC, se o Windows Defender estiver verificando seu PC nesse mesmo tempo o mesmo irá ficar lento (pode ficar). Assim é possível definir o quanto de CPU ele irá usar, veja os passos abaixo. Abra o PowerShell como administrador. Copie e cole o comando abaixo e pressione Enter.

Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 30

Fonte: BPV/Reprodução

Note que o comando acima definiu apenas 30% de uso da CPU, no entanto você pode alterar o último digito para 40, 50% ou mais.

Para saber se a alteração foi feita com sucesso copie e cole comando abaixo e pressione Enter.

Get-MpPreference | select ScanAvgCPULoadFactor

Fonte: BPV/Reprodução

No Registro 

Para fazer essa alteração usando o registro do Windows você precisa abrir o regedit do Windows, pressione WIN+R, digite regedit e pressione Enter. Navegue pelo cominho abaixo.

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender

Clique com botão direito do mouse na pasta Windows Defender, selecione Novo>Chave e crie uma chave, nomeie ela para Scan. Depois clique com botão direito do mouse na pasta criada, Novo>DWORD (32Bits). Nomeie com o seguinte nome sem aspas “AvgCPULoadFactor” feito isso clique duas vezes na chave criada, no campo “Definir valor” coloque 30%, 40% ou 50% para limitar o uso de CPU no Windows Defender. Clique ok e feche tudo, depois reinicie o PC.