Windows 11 Recebe Atualização Dinâmica para Múltiplos Monitores, Confira!
A Microsoft está desenvolvendo uma ferramenta para o Windows 11 que permitirá ajustar automaticamente as taxas de atualização em vários monitores, de acordo com o tipo de conteúdo exibido em cada um. O objetivo é otimizar o consumo de energia e reduzir a carga nas placas de vídeo.
A empresa quer facilitar a vida dos usuários que usam dois ou mais monitores simultaneamente. Uma das questões que preocupavam era o uso dos recursos avançados das GPUs, como as séries NVIDIA RTX 30 e RTX 40, que podem ativar um modo “Zero RPM” e manter o seu sistema de refrigeração desligado dentro do gabinete.
Assim, o usuário pode deixar as ventoinhas paradas, mesmo que esteja assistindo a um vídeo em um monitor. Porém, se você conectar um segundo monitor com uma alta taxa de atualização, esse modo é desativado e a placa de vídeo aciona as ventoinhas para lidar com os monitores em operação.
Veja Também: Windows 11 Começa a Liberar os Emojis 3D, Quem vai Receber?
A Microsoft explicou em seu blog para insiders como pretende implementar essa funcionalidade no Windows 11. “Nós melhoramos a lógica de taxa de atualização para suportar diferentes taxas de atualização em diferentes monitores, dependendo da capacidade de cada um e do conteúdo mostrado na tela. Isso ajudará nas multitarefas que envolvam esse recurso, como jogar um game e assistir a um vídeo ao mesmo tempo”. Com essa novidade no sistema operacional, você poderá manter a sua GPU com o modo “Zero RPM” mesmo com mais de um monitor usando a taxa de atualização. A única mudança será na quantidade de Hz que será aplicada, podendo variar conforme o conteúdo. Manter as ventoinhas paradas também beneficiará o segundo monitor, mantendo seu consumo baixo.
Ponto importante adicionado pela Microsoft é o Dynamic Refresh Rate (DRR) em notebooks com Windows 11. Se o modo “economia de bateria” estiver ativo, ele vai reduzir a taxa de atualização da sua tela para que o consumo também seja menor, se mantendo assim até você desabilitá-lo. É bom notar que ainda não há uma data para o conteúdo ser disponibilizado ao grande publico, com os testes beta garantindo que eles verão o feedback e tragam melhorias nos próximos meses.
Veja Também: Windows 11 Original vai Perder suporte Oficial da Microsoft; Atualize Agora o seu!
Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.
1 Comentário
Sempre ótimas informações! Parabéns!!!