Conhecida como tela azul da morte esse erro quando aparece causa pânico em qualquer pessoa, até mesmo quem está acostumado a trabalhar como T.I. Isso é pelo fato de o erro ter variações ou causas diferentes. Atualmente esse erro pode ser corrigido rapidamente devido a uma mudança feita pela Microsoft, agora a tela azul gera um código QR (QR Code) que pode ser usado como fonte de pesquisa sobre aquele erro na internet. Nesse artigo vamos abordar um erro que está ficando muito comum e vamos mostrar como evita-lo

Finalizando a formatação

Ao finalizar a formatação do computador o Windows vai iniciar começar a instalar drivers (básicos) certificados pela Microsoft para funcionamento correto do sistema. Até nesse momento tudo bem. Caso você reinicie seu computador o sistema continua a busca para tentar instalar drivers compatíveis com o sistema instalado, assim o Windows cria uma pasta chamada DriverStore que é um pequeno banco de dados de aproximadamente 2GB.

Windows update

Como citado no parágrafo acima se Windows não encontra o driver correto ele então usa o Windows update para procurar no banco de dados online da Microsoft pelo driver correto e assim baixa e instala o mesmo.

Fonte: Pexels/Reprodução

Agora que nossos problemas começam, de uns tempos para cá muitos usuários tem reclamado de constantes erros de tela azul. Alguns ao terminar de formatar o computador logo depois de alguns minutos se surpreendem com o erro de tale azul, ou mesmo depois de um tempo de uso o Windows instala um drive que ocasiona o erro.

Não se trata de casos isolados várias pessoas passam por isso, mesmo o driver sendo homologado pela Microsoft. Além do erro de tela azul o painel de controle não abre, algumas funções não abrem, tudo ocasionado por problemas nos drivers.

Dividir a atualização dos drivers

Para resolver esse problema sem impedir o Windows update de funcionar a Microsoft deixou uma brecha que pode ser usada por todos. Digite no menu iniciar do Windows “editor de política de grupo”, abra painel. Nota; versões básicas do Windows 10 como por exemplo a versão Home Single Language não tem esse recurso no sistema, há não ser que você pesquise na internet para adicionar essa função ao seu sistema que não vem por padrão em versões inferiores, e isso vale para todas as versões do Windows.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora navegue seguindo essas etapas: Configuração do computador> Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Update > Não incluir drivers com as Atualizações do Windows.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora mude a opção de “não configurado para habilitado e clique em aplicar depois ok”.

Fonte: BPV/Reprodução

Com isso o Windows não irá mais baixar os drivers junto com atualizações rotineiras do Windows.

E os drivers que não consigo encontrar?

Não estamos dizendo que essa função do Windows de baixar os drivers seja desnecessária, na verdade é muito boa pois agora você não precisa recorrera internet para encontrar e baixar tal driver, nem tão pouco usar programas de terceiros para isso. Os drivers mais recomendados para se instalar através dessa função do Windows são os de Bluetooth, rede lan, Wi-fi, card, webcam e outros.

Dica extra

Uma vez que os drivers baixados pelo site do fabricante e instalado no seu sistema você não vai mais precisar se preocupar, pois depois desse processo o Windows entende que não precisa atualizar eles novamente. Assim em casos extremos como quando o painel de controle do sistema ou outras áreas começam a dar problema por exemplo fechando sozinhas as abas, é bem provável que seja o driver de vídeo.

Corrigir bug que impedi a instalação de drivers

Foi descoberto um novo bug (erro gravíssimo) dentro de um recurso do Windows que causa problemas na instalação de drivers originais ou instalados pelo próprio sistema. O que acontece? O problema acontece quando o usuário/sistema interrompe a instalação de drivers na máquina, mesmo se a instalação for finalizada os erros podem acontecer em seguida.

Uma mensagem pode aparecer notificando o usuário “Um driver não pode ser carregado neste dispositivo”. Esse alerta é falso, mesmo se você finalizar a instalação do driver com sucesso. Nesse caso o sistema vai ignorar o driver instalado e com isso gerar problemas nas máquinas que isso ocorre. Para corrigir acesse configurações>atualização e segurança>segurança do Windows>segurança do dispositivo.

Fonte: BPV/Reprodução

Na nova janela, novamente clique em segurança do dispositivo, em seguida clique em “detalhes de isolamento de núcleo”.

Fonte: BPV/Reprodução

Por fim desative (ou deixe desativado) a integridade da memória. Feito tudo reinicie seu computador. De agora em diante será possível baixar e instalar drivers no seu PC via Windows update ou manualmente sem que ocorra erros. Você pode conferir esse problema e sua solução na integra no site de suporte da Microsoft, clique aqui.

Fonte: BPV/Reprodução