Quem faz parte do programa Insiders da Microsoft já recebeu há um tempo atrás a nova build do sistema operacional da gigante. E hoje dia 12 de Novembro de 2019, alguns usuários já começaram a receber essa novidade no seu painel de atualização em configurações do Windows update. Nesse artigo vamos mostrar como fazer o download do Windows 10 1909 H2, além de mostrar todas as melhorias dessa nova build.

Quem pode atualizar?

Para usuários que tem a versão 1903 do Windows 10 lançada em maio desse ano vão receber a atualização pelo canal de atualização padrão (Windows update). No entanto essa atualização será opcional, ou seja, o usuário decidirá se vai instalar ou não, pois se trata de uma cumulativa (Service Pack para Windows 10). A atualização vai ser liberada aos poucos, assim você deve sempre verificar em “Atualização e Segurança” “Windows Update” se a Microsoft já liberou para você.

Fonte: BPV/Reprodução

Versões anteriores como por exemplo 1809 (Outubro Update), 1803 (Abril Update) os usuários devem fazer a instalação limpa, ou seja, formatação do zero.

Para fazer o download da .ISO acesse o site abaixo, ao carregar o site escolha as opções, primeiro escolha Windows (Final), segundo, a versão 1909 H2, terceiro, Windows 10, quarto escolha a linguagem e por fim a arquitetura em bits. Nota, assim como no site da Microsoft o link gerado pelo site só fica no ar por 24 horas.

Fonte: BPV/Reprodução

TechBench

Como noticiado em nosso canal saiu agora dia 12 de Novembro a grande atualização, da ultima build do Windows 10 para esse ano a versão 1909 Build 18363.418.

Quando você acessar o site da Microsoft você poderá baixar o Media Creation Tool, e com ele gerar uma imagem completa do sistema. Acompanhe os passos abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Clicando em baixar a ferramenta agora, o download do aplicativo já leva você a versão 1909, siga os passos abaixo para criar sua .ISO ou criar o pen drive boot direto. Também é possível baixar a .ISO pronta nesse mesmo site, no entanto ela está escondida. Veja esse artigo para conseguir baixar clique aqui.

Fonte: BPV/Reprodução

Já Disponível

Media Creation Tool

Depois de baixar o Media Creation Tool, basta executar o arquivo e segue as telas mostradas.

Fonte: BPV/Reprodução

O programa vai perguntar se você quer atualizar o sistema, nesse caso escolha criar mídia de instalação pen drive ou DVD/ISO.

Fonte: BPV/Reprodução

Na tela acima escolha o idioma, versão, e arquitetura, ou marque a caixinha de dialogo escolhendo assim x64 e x86 bits no mesmo arquivo. Por sim clique em avançar e espere o processo finalizar. Lembre-se com essa ferramenta é possível criar o pen drive boot direto.

Fonte: BPV/Reprodução

O que mudou?

Por se tratar de uma update cumulativa é natural achar que correções e melhorias vão ser aplicadas. Agora é possível editar um novo evento no menu desdobrável do calendário na barra de tarefas. Já as notificações, pequenas melhorias também são destaque. Dispositivos que usam bateria externa como notebooks, ultra book, surface e outros, podem comemorar pois as correções vão ajudar esses dispositivos a economizar a bateria.

Criar eventos de calendário da barra de tarefas no Windows 10 19H2

Correções de segurança para Internet Explore e Edge, melhorias para conexões de áudio, rede e bluetooth. Por fim quem é administrador de rede ou T.I um novo recurso de rotação de chaves foi adicionado, assim é possível rolar a senhas de recuperação em dispositivos gerenciados. Para Saber mais clique aqui.

Direto do Windows 7

Nós do canal BPV já falamos que o suporte para Windows 7 irá se encerra no começo de 2020 “14 de Janeiro”, veja a nota da Microsoft clicando nesse link. Mesmo a Microsoft garantindo o suporte para empresas isso não vai sair barato, o valor por máquina será de 25/50 dólares, aumentando o valor a cada ano

No entanto saiba você que usa Windows 7 que ainda é possível atualizar direto do Windows 7 para essa nova versão do Windows 10 1909 H2 com direto a ganhar licença digital mesmo se seu Windows for pirata, arquivos, configurações vão se manter assim você não perde nada e se precisar voltar você pode fazer isso no prazo de 10 dias. Quanto a licença digital funciona assim.

Fonte: BPV/Reprodução

Para quem usa versões originais ou piratas do Windows 7, Start, Home Basic e Home Premium ao fazer o upgrade você ganhará a versão Home do Windows 10 com licença digital. Já quem usa a versão Professional e Ultimate do Windows 7 ganhará a versão Pro do Windows 10, faça a atualização vendo o vídeo abaixo.

Criar pen drive boot

Com .ISO baixada nos link acima, baixe o Rufus clicando aqui. Em seguida abra o aplicativo, coloque um pen drive com no mínimo 8GB de espaço e sem arquivos dentro. Com Rufus clique em selecionar arquivo .ISO e escolha a imagem .ISO baixada. Dica; se seu computador tem o padrão de BIOS nova UEFI, você pode criar o pen drive boot no modo GPT que são para discos com mais 2TB acima. Veja na imagem abaixo o padrão correto para GPT.

Más para discos ou BIOS antiga escolha MBR. Depois que o processo terminar basta colocar o pen drive no computador e fazer instalação do sistema.

Update manual

Para receber essa atualização é necessário ter a update (KB4524570), nesse caso primeiro você baixa essa update, segundo passo, reinicie o computador e depois clica pra atualizar de novo que a versão 1909 será mostrada como download opcional. Más se você não conseguir atualizar usando a KB4524570, faço o download manual pelo link abaixo, e depois a instalação, e siga o passo 2 descrito acima.

Download manual de KB4524570

Erros ao atualizar

A Microsoft tem recebido algumas reclamações de usuários, os mesmos relatam problemas na hora de atualizar para a versão 1909. Alguns desses erros já são conhecidos, e não trata de bugs que alteram algo no sistema. Assim vamos mostrar como corrigir esses eventuais problemas. Primeiro vamos falar do erro que acontece ao tentar atualizar via apps oficiais como Media Creation Tool e o Assistente de atualização.

Realtek Bluetooth

Devido os drivers estarem desatualizados a tentativa de atualizar o Windows pode ocasionar o erro abaixo. Mais calma, é possível contornar esse problema. Para isso a Microsoft deixou em site de suporte links de ajuda. Necessariamente links de download desses drivers. Confira tudo nesse artigo.

captura de tela

  1. Faça o download dos dois drivers de rádio Bluetooth da Realtek para a sua pasta preferida: Driver 1 , Driver 2 .  Nota Recomendamos fazer o download para a sua pasta Documentos .
  2. Abra o Explorador de Arquivos . Se não houver um ícone do explorador de arquivos na barra de tarefas, selecione a caixa de pesquisa e insira  o explorador de arquivos  e selecione-o.
  3. No Gerenciador de Arquivos , vá para a pasta Documentos ou a pasta para a qual você baixou os drivers.
  4. Localize e clique duas vezes ou toque duas vezes no arquivo  068de0d6-6ac2-473a-8cbd-bd449cd5c97c_942eec5828662eecc6b98cc2706658bf2433717c.cab
  5. Selecione CTRL + a  no teclado. Isso deve selecionar todos os arquivos
  6. Clique com o botão direito do mouse ou pressione e segure em qualquer um dos arquivos e selecione Extrair .
  7. Selecione o botão Nova pasta e renomeie-o como Realtek Bluetooth .
  8. Selecione o botão Extrair .
  9. No File Explorer , selecione a parte traseira  para ir para o local em que você baixou os drivers.
  10. Localize e clique duas vezes ou toque duas vezes no arquivo chamado  f2748416-7753-49c6-9185-56f4986f490b_e98e0d664b7e874011b8e3752046ca61f3475295.cab
  11. Selecione CTRL + a  no teclado. Isso deve selecionar todos os arquivos
  12. Clique com o botão direito do mouse ou pressione e segure em qualquer um dos arquivos e selecione Extrair .
  13. Se você estiver na pasta chamada Realtek Bluetooth , selecione o botão Nova pasta e digite Realtek Bluetooth 2 .
  14. Selecione o botão Extrair .
  15. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, insira o gerenciador de dispositivos e selecione  Gerenciador de dispositivos .
  16. Encontre o Bluetooth e expanda-o.
  17. Encontre o dispositivo Realtek e clique com o botão direito do mouse ou pressione e segure.
  18. Selecione Atualizar driver no menu de contexto.
  19. Selecione o  botão Procurar no meu computador pelo driver  .
  20. Ele deve ter como padrão a pasta Documentos , se foi onde você salvou os drivers, basta selecionar o botão Avançar . Se você não salvou os drivers na pasta Documentos , selecione o botão Procurar , localize a pasta na qual você baixou os drivers e selecione OK .
  21. Agora, ele deve encontrar os drivers atualizados e instalá-los. Aguarde o término e selecione Fechar .

Depois de atualizar os drivers de rádio Realtek Bluetooth, a retenção de segurança deve ser removida e você poderá instalar a versão mais recente do Windows 10.

Outro erro tem causado dor de cabeças aos usuários. Depois da atualização da cumulativa KB4524570, ou seja, versão 1909 repentinamente o sistema trava e apresenta a seguinte mensagem “Falha nas atualizações, houve problemas na instalação de algumas atualizações, mas tentaremos novamente mais tarde” seguida do erro 0x80073701 e 0x8009001d. Quando esse erro é exibido a atualização é abortada. A Microsoft está trabalhando no assunto para corrigir esse pequeno problema. No entanto você tentar a seguinte alternativa.

Abra o CMD com privilégios de administrador, em seguida copie e cole cada comando abaixo e pressione Enter, e aguarde cada processo terminar. Daí reinicie seu computador e tente novamente. Também você tentar instalar novamente, por fim caso não dê certo tentar fazer uma limpeza de disco. Clique aqui para ver os comandos na íntegra clique aqui.

Dism.exe /online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup

Dism.exe /online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup /ResetBase

Dism.exe /online /Cleanup-Image /SPSuperseded