Ícone do site Canal BPV

Vírus Infecta mais de 100 Modelos TV Box; Entenda o que Está Acontecendo!

Vírus Infecta mais de 100 Modelos TV Box; Entenda o que Está Acontecendo! BPV

Vírus Infecta mais de 100 Modelos TV Box; Entenda o que Está Acontecendo! BPV

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar sobre um assunto muito sério e que pode afetar a sua diversão na hora de assistir filmes e séries em uma TV Box. Você sabia que muitos desses aparelhos vêm com vírus de fábrica? Pois é, isso mesmo! Uma rede de malware chamada BADBOX foi descoberta por pesquisadores em segurança e já infectou mais de 74 mil dispositivos Android pelo mundo afora. E o pior: o Brasil está na lista dos países mais afetados!

Mas como isso acontece? Bom, os vírus vêm escondidos em aplicativos que parecem inofensivos, mas que na verdade estão roubando seus dados e seu dinheiro. Eles abrem anúncios sem que você veja e clicam neles automaticamente, gerando lucro para os criminosos. E você nem percebe, porque os anúncios ficam por baixo da tela que você está assistindo. Além disso, os vírus podem baixar outros programas maliciosos que podem danificar o seu aparelho ou até mesmo controlá-lo remotamente.

Os pesquisadores identificaram dois tipos de malware que são os mais perigosos: o Triada e o Peachpit. O Triada é um vírus antigo, que existe desde 2016, mas que continua sendo uma ameaça. Ele consegue infectar todas as partes do seu dispositivo, inclusive o sistema operacional Android. Já o Peachpit é um vírus mais novo, que se ativa quando você está usando o seu aparelho. Ele é responsável por mais de quatro trilhões de pedidos de anúncios por dia, através de 39 aplicativos infectados.

Alguns modelos afetados (Imagem Fonte: Reprodução/ Human Security)

Leia Também:

Os dispositivos mais vulneráveis são aqueles de fabricantes chinesas, que costumam ter um preço mais baixo e uma qualidade duvidosa. Alguns dos modelos mais populares entre os contaminados no Brasil são: T95, T95Z, T95MAX, X88, Q9, X12PLUS e MXQ Pro 5G. Mas não se engane: os aparelhos da Apple também podem ser alvo dos malwares, só que em menor escala, por causa das restrições do iOS.

Então, como se proteger dessa ameaça? A primeira coisa é verificar se o seu dispositivo está atualizado com a última versão do sistema operacional. Os pesquisadores entraram em contato com as fabricantes e algumas delas já liberaram atualizações que bloqueiam os vírus. A segunda coisa é evitar baixar aplicativos de fontes desconhecidas ou duvidosas. Prefira sempre os aplicativos oficiais da Google Play Store ou da App Store. E a terceira coisa é usar um bom antivírus no seu aparelho, que possa detectar e remover qualquer malware que tente invadir o seu dispositivo.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês. Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

Sair da versão mobile