Está ansioso pela chegada dos novos recursos do Windows 10 20H2 2009? Confira nesse artigo as principais mudanças dessa nova versão, já adiantamos que a Microsoft planeja um pequeno update que ativará os recursos adormecidos.

Pequeno patch

A estratégia adotada pela Microsoft esse ano foi diferente. Já no lançamento da versão de Maio (versão 2004) ninguém suspeitou que a gigante já tinha adicionado parte da versão 2009 20H2, em agosto a versão 2004 recebeu outra grande atualização que também incluía a parte final da versão 2009, assim agora em outubro no lançamento da versão 2009 20H2 bastou um pequeno patch para ativar os recursos adormecidos dentro do sistema. Segundo aponta alguns sites especializados em Windows esse patch deve ficar com tamanho de no máximo 80~100MB.

Novos recursos?

Não espere novos recursos e sim mudanças sutis dentro do sistema. Um exemplo disso é o novo menu iniciar mais simplificado, os ícones nessa versão contam com plano de fundo diferente, apresentado apenas uma cor sólida que combinará com a escolha do tema claro ou escuro do sistema. Anteriormente cada bloco podia ter cores diferentes entre eles. A ideia aqui e fugir do design flat encontrado no Windows 8 e mantido no Windows 10, esse novo menu contará com visual novo baseado no fluente design.

Barra de tarefas e notificações

A fazer login com sua conta, caso seja a mesma usada no Xbox o sistema irá adicionar alguns apps de acesso rápido do Xbox na barra de tarefas. O mesmo acontecerá quando você parear seu dispositivo Android com Windows 10. Notamos aqui uma pequena mais perceptível mudança, o sistema começa a se ajustar as necessidades do usuário.

A central de notificações também recebeu duas melhorias, a primeira é a inclusão do ícone do aplicativo que fizer o alerta, assim você saberá onde veio a notificação. A segundo é a adição do botão X que dispensa notificações na barra.

Mudanças na combinação de teclas ALT+TAB que agora também servirá para alterar entre janelas abertas do Edge Chromium, que por sua vez virá instalado nativamente para novas instalações (instalação do zero).

Painel de controle substituído

Calma isso ainda não aconteceu, e pelo visto será aos poucos. No entanto, já notamos alguns recursos migrando para uma interface mais moderna. As teclas Windows+Pause Break levava o usuário direto para propriedades do sistema, nessa nova versão o usuário irá direto para configurações>sistema>sobre, nessa tela as informações estarão mais organizadas dando opção de até copiar as informações do PC para área de transferência e acessar rapidamente outros recursos do computador.