Dia 5 de outubro a espera acaba para alguns e para outros não. A nova geração do Windows segundo a Microsoft está de cair os queixos. Polemicas também seguem o novo sistema de perto. Nesse artigo você poderá conferir como atualizar para o novo sistema.

Requisitos

Até a edição desse artigo a Microsoft não mudou os requisitos principais do seu novo sistema, apenas adicionou outros processadores. Veja abaixo os requisitos completos.

Processador 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC)
Memória 4 GB de RAM
Armazenamento Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais
Firmware do sistrema UEFI, compatível com Inicialização Segura. Confira aqui para obter informações sobre como o computador pode conseguir atender a esse requisito.
TPM Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0. Confira aqui para obter instruções sobre como o computador pode ser habilitado para atender a esse requisito.
Requisitos mínimos do sistema
Placa gráfica Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0.
Tela Tela de alta definição (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal, 8 bits por canal de cor.
Conexão com a Internet Conta da Microsoft e conectividade com a Internet necessárias para a configuração do Windows 11 Home

O principal dos requisitos é o módulo TPM 2.0 se o computador não for compatível não adianta tentar instalar o novo sistema, pois a própria Microsoft não recomenda tal ação. O melhor é você usar a ferramenta PC Health Check que pode ser baixada aqui, afim de verificar se seu PC atente os requisitos, após fazer a verificação caso seu PC não passe nos testes links serão liberados para você entenda melhor a situação. Em alguns casos é possível ativar o TPM 2.0 por exemplo.

Windows Defender

É possível verificar se PC tem habilitado o TPM 2.0 na central de segurança do Windows 10. Abra segurança do Windows>segurança do dispositivo.

  • Se você não conseguir ver a seção Processador de segurança nesta tela, seu PC pode estar com TPM desativado. Consulte Como habilitar o TPM na página de suporte do fabricante do seu PC para obter instruções. Veja abaixo alguns site de ajuda.

  • Agora se exibir detalhes do processador de segurança, clique para verificar se a sua versão de especificação é de 2,0. Se for inferior a 2.0, seu dispositivo não atende aos requisitos do Windows 11. Na imagem abaixo o módulo TPM está ativado, assim não é necessário ativar em sua BIOS.

Ativando TPM e Secure Boot no BIOS

Se seu computador é novo é bem possível que ele tenha o módulo TPM 2.0, no entanto, antes do computador ligar pressione F2, F10, DELETE ou DEL para acessar o BIOS do seu computador. Procure a opção de Boot Seguro ou Secure Boot veja na imagem abaixo, habilite essa função.

Alterando a BIOS para operar em UEFI (assim ela passará nos requisitos).

Computadores Intel e AMD (desktop). Após entrar em sua BIOS (antes do PC ligar pressione uma das teclas DEL/DELETE OU F2) procure a informação chamada TPM e ative a mesma (se for PC Intel procure por PTT) depois salve e reinicie o PC.

AMD

Intel

 

Recebendo a atualização via Windows Update

A Microsoft já deixou claro que nem todos irão receber via Windows update o upgrade para Windows 11 no dia do lançamento.

Fonte: BPV/Reprodução

No entanto, para alguns a notificação irá ser exibida no painel do Windows update veja na imagem abaixo, notoriamente poderão instalar se estiverem com todos os requisitos.

Fonte: BPV/Reprodução

Talvez você até receba a notificação de upgrade, no entanto, ao tentar realizar o download uma tela frustrante irá aparecer informando que seu PC não atente os requisitos, o mesmo vale se você tentar instalar via mídia de instalação clicando no botão Setup.

Fonte: BPV/Reprodução

Recebi a notificação mais não instalou!

Isso pode acontecer como já informamos acima, no entanto, é provável que você também receba a notificação de update para a versão 21H2 do Windows 10 Sun Valley. Note na imagem abaixo, a notificação do Windows 11 apareceu mas também a opção de instalar a versão do Windows 10 21H2.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois de atualizar!

Independentemente do sistema que você optar baixar, você poderá voltar para versão anterior do Windows que você usava no PC antes da update no entanto, você terá 10 dias corridos para isso (e durante esse periodo não faça limpeza do disco pois poderá excluir os arquivos). No Windows 10 acesse configurações do computador>Windows update>Recuperação>voltar para versão anterior do Windows 10.

Fonte: BPV/Reprodução

Já no Windows 11, você precisará acessar configurações>sistema>Recuperação para dar inicio ao processo de downgrade. Lembrando que a mesma regra do Windows 10 sobre não fazer limpeza de disco durante os 10 dias corridos, caso o faça não será possível voltar para a edição anterior do Windows que você usava.

Fonte: BPV/Reprodução

Instalação Limpa

Em nota a Microsoft disse que qualquer um poderia baixar a imagem de instalação do Windows 11 para fazer a instalação limpa mesmo se o computador não atender os requisitos, de toda forma como o upgrade não irá aparecer para todos você que o PC compatível com Windows 11 poderá se beneficiar disso. Quando o download for liberado todos poderão baixar pelo site oficial, clique aqui. Com respeito a Windows 11 o usuário poderá baixar a ISO pela ferramenta Media Creation Tool, e partir dela criar a ISO ou pen drive boot do novo sistema operacional. Para saber mais clique aqui.

Fonte: BPV/Reprodução

O mesmo é válido para Windows 10 21H2, em seu site o usuário poderá baixar o assistente de atualização, bastando clicar no botão “Atualizar agora“, em seguida basta prosseguir as telas até finalizar o update.

Fonte: BPV/Reprodução

No entanto, também é possível baixar a ISO pelo Media Creation Tool, baixe a ferramenta e siga os passos.

Escolha usar configuração recomendadas para este computador.

Selecione entre criar o pen drive boot ou salvar a ISO, nesse exemplo vamos escolher salvar a ISO no PC.

Fonte: BPV/Reprodução

Próxima tela escolha um local para salvar a ISO. E aguarde o processo ser finalizado.

Fonte: BPV/Reprodução

Assistente de instalação!

Para muitos a melhor saída é usar o assistente de instalação visto que a Microsoft não vai liberar para todos o Windows 11 via Windows update. Siga abaixo as etapas para instalação do Windows 11 via assistente.

Fonte: BPV/Reprodução

Primeiro seu PC precisa atender a todos os requisitos do Windows 11, depois você poderá  baixar o assistente no site oficial do Windows 11, clique aqui, execute a ferramenta.  Lembramos que os dados e programas são mantidos.

Clique e instalar.

Fonte: BPV/Reprodução

São três etapas.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois que download for concluído você poderá reiniciar o PC, feche tudo que você esteja fazendo.

Fonte: BPV/Reprodução

O computador reiniciará várias vezes.

Reinicie o PC, se for notebook mantenha o carregador na tomada.

Fonte: BPV/Reprodução