Problemas com drivers no Windows 10 são bem comuns e com a chegada do novo sistema operacional da Microsoft isso dificilmente mudará, erros de drivers que causam travamentos e congelamentos de aplicativos. No entanto, o principal culpado disso é o próprio Windows que ao baixar suas atualizações acabam baixando os drivers juntos.

Fonte: BPV/Reprodução

É necessário?

As vezes deixar o próprio Windows baixar os drivers necessários ao seu funcionamento é um ponto positivo, evita um certo trabalho por parte do usuário. No entanto, pode acarretar problemas. Um exemplo disso são os drivers Nvidea, existem dois tipos de drivers o Driver Game Ready que é voltados ao jogadores, já o Driver Studio é para aqueles usuários cujos trabalhos envolvem 3D, render, edição e outros. O Windows update vai saber qual driver você vai precisar? Para ele não importa ele vai qualquer, contanto que o sistema funcione.

Fonte: BPV/Reprodução

Separando updates de drivers

É importante ressaltar que separar os drivers do sistema de atualizações do Windows fará com que o usuário precise baixar os drivers as vezes mensalmente. No entanto, isso é para um bem maior. Entendendo bem esses detalhes vamos ao que interessa.

Fonte: BPV/Reprodução

Editor de política de grupo

Digite no campo de pesquisa editor de política de grupo (caso seu Windows não possua o editor clique aqui), abra o console.

Fonte: BPV/Reprodução

Navegue pelo caminho Configuração do computador> Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Update > Gerenciar atualizações oferecidas pelo Windows Update> Não incluir drivers com as Atualizações do Windows.

Fonte: BPV/Reprodução

Dê um duplo clique em “Não incluir drivers com as atualizações do Windows”.

Fonte: BPV/Reprodução

Nota; mude a opção de “não configurado para habilitado” e clique em aplicar em seguida ok.

Fonte: BPV/Reprodução

Resultado

O resultado como já mencionamos é um sistema mais estável, a partir de agora o Windows update baixará as atualizações de forma normal, deixando os drivers de lado. E sempre que possível instale as atualizações de drivers existentes para seus componentes. Geralmente os drivers que devem ser sempre atualizados são os de vídeo, internet, áudio. Sempre confira no site do fabricante se existem atualizações.