Rumores apontam que Windows 11 pode ser lançado em outubro, na verdade por momento até a edição desse artigo a Microsoft não se pronunciou publicamente sobre a data oficial. Participantes do programa Insider já tiveram a oportunidade de baixar a ISO liberada pela MS. Agora você também usuário comum poderá testar a versão do Windows 11 de graça e sem grandes dificuldades.

Direto no navegador

A desenvolvedora Blue Edge lançou uma versão simples do sistema para acesso direto pelo navegador do PC/Smartphone, ou seja, qualquer sistema que rode internet. Assim você poderá ter um vislumbre do novo sistema e ainda testar algumas coisas. Clique aqui para acessar.

Fonte: BPV/Reprodução

Interface

Assim como no sistema real, o usuário poderá abrir algumas coisas, como navegador, terminal do Windows, loja, menu iniciar, widgets e alguns programas. Claro que não dá para usar tudo que o sistema oferece. No entanto, a ideia aqui é que o usuário possa conhecer o sistema, navegar pelo mesmo sem comprometer nada. Uma experiência adiantada do que está por vim.

Fonte: BPV/Reprodução

No lançamento

Com mencionamos ainda não se sabe quando será lançado o novo sistema, alguns creem que será em outubro já outros presume que será lançado em novembro. Até lá essa é uma forma grátis e segura de testar o novo sistema, mesmo com algumas limitações. E com essa experiência você poderá decidir se irá instalar o sistema no futuro ou não.

Requerimentos

Por momento o que se sabe é que o sistema não permitirá ser instalado em computadores antigos ou que não passam nos requisitos mínimos que são ter um processador compatível da 6 geração em diante, módulo TPM 2.0 e secure boot (que pode ser configurado na BIOS). Algumas fabricantes de placa mães estão atualizando suas BIOS que ativam o recurso TPM 2.0, você usuário que pensa em instalar o Windows 11 fique atento e confira sempre a sua BIOS tem atualização e se a mesma habilitou o recurso. No entanto, você precisará habilita-lo manualmente.

Vai instalar? 

Depois desse pequeno teste qual sua opinião sobre o sistema? Entendemos que essa simples demonstração não é mesma experiência de usar o sistema, no entanto, se você está acompanhando as noticias sobre o Windows 11, o sistema já está quase pronto, e pontos positivos de quem está testando superam os pontos negativos. Até onde sabemos o sistema não será entregue para todos em seu lançamento, somente a partir de 2022 que ele virá gradualmente para os usuários que utilizam o Windows 10.