Você supostamente já ouviu falar de rede pública de internet, geralmente elas ficam em praças, hotéis, aeroportos etc. Essas redes por mais úteis que sejam não são seguras. Quem trabalhar com T.I ou faz gestão de redes sabe que ao se conectar em qualquer rede o usuário deixa rastros que são lidos como dados de Ip, Mac e até o sistema que ele está usando. Mas será que existem alguma forma de proteger esses dados? Sim e é justamente isso que você vai aprender nos passos abaixo.

Endereço físico

Todo equipamento que se conecta a internet tem um Mac que é uma espécie de CPF próprio, placa de rede wireless, placa de rede lan e assim por diante. No computador usando um comando no CMD (ipconfig /all) veja no exemplo abaixo, em destaque é mostrados os dados da placa de rede sem fio, e abaixo os dados dela. Atente-se no “endereço físico” a frente do nome tem o Mac dessa placa, são 12 caracteres sendo letras e números.

Fonte: BPV/Reprodução

Essa informação na não de hackers pode ser um problema, e ao mesmo tempo na mão de gestores de T.I é muito útil para configurações internas. Como citado no primeiro parágrafo o Windows 10 tem uma função pouco conhecida que esconde esses dados.

Escondendo dados

Em dispositivos com suporte, o Windows 10 consegue esconder esses dados, sega os passos abaixo. Configurações do Windows>rede e internet>wi-fi.

Fonte: BPV/Reprodução

A opção “endereços de hardware aleatórios” deve ser exibida, se não aparecer isso significa que seu dispositivo não tem suporte a essa opção que será gerenciada pelo Windows. Sendo assim no campo “utilizar endereços de hardware aleatórios” pressione o botão para ligar.

Fonte: BPV/Reprodução

Privacidade e segurança

Como já havíamos mencionado o Windows a partir de agora irá criar endereços de hardware aleatórios, impossibilitando utilizadores de saber os dados do seu computador. Lembramos que isso não atrapalha a sua conexão apenas deixa camuflado seu endereço Mac e dados gerados por sua conexão.

Se você quiser deixar a sua rede ainda mais segura, incluindo Smartphones, roteadores e computadores? Você pode adicionar endereços DNS para criptografar ainda mais sua rede. Para isso veja esse artigo completo em nosso site, clique aqui. No entanto, é possível por comando escolher o melhor sinal para seu Notebook/PC, assim como também descobrir todas as senhas Wi-fi, para isso veja esse artigo.