É bem possível que você alguma vez teve que remover os vírus do seu computador. Dependendo da infecção (vírus) que o PC tenha a remoção pode deixar sequelas. É esse ponto principal do nosso artigo, nem sempre remover os vírus é um sinônimo bom.

Danificando seu PC!

Você não leu errado. Muitos dos vírus se disfarçam de processos do sistema e as vezes eles destroem partes do Windows deixando o PC problemático em vários campos. O que pode gerar tela azul, erros, travamentos e outros. Então seria possível ficar protegido desse tipo de ameaça? A resposta é sim. Um bom antivírus como o Kaspersky Total Security ou outro antivírus de sua confiança. No entanto, é necessário não só remover os vírus como também restaurar o Windows.

Remoção

Prestem bem atenção, independentemente do antivírus que você tenha em seu computador é sempre bom sempre ter uma segunda opção (e existem muitas de graça) que possa lhe ajudar a verificar seu PC. Por exemplo você pode usar a ferramenta da Microsoft presente no Windows chamada de “Ferramenta de remoção de software mal-intencionado”. No entanto, é necessária baixa-la.

Fonte: BPV/Reprodução

O motivo simples de usar essa ferramenta (se comparadas) as outras é justamente o fato dela não danificar o sistema e ainda assim mesmo removendo os vírus ela consegue reverter praticamente os efeitos problemáticos deixados pelo vírus.

x64

Oficial

Fonte: BPV/Reprodução

x86

Oficial

Depois de baixar a ferramenta a execute. Nas definições prefira a opção “Exame geral”. Pois ela é a mais recomendada. Pode demorar, no entanto, é mais eficaz nesse modo. Depois é só aguardar.

Fonte: BPV/Reprodução

Se a verificação encontrar alguma coisa remova as ameaças usando as opções listadas.

Outras formas

Como mencionado acima você poderá utilizar outras ferramentas para verificação e remoção, o recomendado depois da verificação (caso o scan encontre ameaças) é rodar os comandos abaixo para corrigir eventuais problemas deixado pelos vírus ao qual você removeu.

Corrigindo Windows 

Não há como você saber, no entanto, as ameaças anteriormente removidas do seu PC deixaram vestígios, que com o tempo vão deixar seu sistema bugado. Aconselhamos fortemente você rodar os comandos abaixo, no primeiro o comando finalizado nas imagens abaixo, você verá que os comandos corrigiram os problemas no sistema.

Abra o Windows PowerShell do seu PC com privilégios de administrador.

Comando 1; SFC /SCANNOW

Fonte: BPV/Reprodução

Esse procedimento visa reparar arquivos protegidos do Windows, o mesmo pode demora em torno de 20 minutos.

Note; que comando depois de terminar volta com a mensagem dizendo “encontrou arquivos corrompidos e que tudo já foi corrigido.

Comando 2; DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Fonte: BPV/Reprodução

Esse comando repara arquivos corrompidos ou ausentes do sistema operacional garantido que todos os erros sejam corrigidos, e que seu sistema fique rodando liso. 

Note; que o comando restaurou com sucesso os arquivos do Windows.

Resumo

Nunca vamos ter ideia de como o sistema está infectado e que tipo de pragas tem por lá. E muito menos como ele (sistema irá se comportar) de remover a força tais pragas. Então é de suma importância você usar os comandos listados acima para corrigir e restaurar arquivos do Windows, mantendo o mesmo funcionando perfeitamente.