Fonte: Pexels/Reprodução

O Mercado digital está crescendo cada vez mais a cada dia, e em meio a todo o processo de expansão digital muitas questões ficam em aberta com os novos termos, e neste artigo é exatamente sobre isso que iremos abordar. Nosso principal objetivo é explicar para você qual é a melhor opção de servidores web para hospedar um site na internet.

Quando alguém utiliza a internet, seja para acessar um site ou conferir um e-mail, está utilizando os serviços oferecidos por um servidor web.

Chamado originalmente de web server, em inglês, ele é o responsável por responder a todas as solicitações feitas para um endereço na internet. O servidor web é o principal mecanismo de uma empresa de hospedagem de sites e o responsável pelo bom funcionamento dos instrumentos da internet.

Os servidores web são mecanismos que ajudam uma empresa a ampliar os seus serviços e fazem com que toda a rede interna fique conectada. Hoje existem muitos servidores disponíveis no mercado de tecnologia e pode ser difícil saber qual a melhor opção para a sua necessidade.

Para escolher, é preciso primeiramente entender o que é um servidor web e qual a utilidade real para a empresa. Neste post vamos explicar um pouco mais sobre esse mecanismo e dar informações importantes que vão ajudar na hora da escolha!

O que são e quais são as suas funções de um Servidor Web?

O servidor é um computado físico, responsável por controlar o acesso de uma determinada rede à internet. Todos os pacotes destinados à Internet ou recebidos pela internet passam pelo servidor, onde os dados são verificados e enviados ao destinatário correto, esses escolhidos dentro da própria rede.

Um servidor é equipado com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação ou mesmo um sistema para armazenamento de dados. Eles são capazes de executar um conjunto específico de programas ou protocolos para fornecer serviços para outras máquinas ou clientes.

Servidores são equipamentos dedicados a executar aplicações e serviços dentro de uma rede. Outros processos também são realizados dentro do servidor, como as verificações de segurança baseadas em pacotes, portas e as urls são elaboradas no servidor.

Os servidores têm como principal função suportar diversos usuários na mesma rede, e são projetados para responder e executar diversas atividades, além de hospedar dados e gerenciar o tráfego de rede. Esses sistemas também permitem executar aplicativos corporativos como banco de dados, controlar o acesso às informações através da criação de contas e senhas ou atribuir funções para grupos específicos de usuários.

Como diz o nome, esse é um tipo de servidor que fornece serviços para disponibilizar conteúdo que pode ser acessado através de programas navegadores como Internet Explorer, Google Chrome ou Safari, entre outros.

Quando alguém acessa um site e realiza alguma solicitação, é criado um protocolo conhecido como HTTP (protocolo de transferência de hiper-texto). Todos os sites na internet utilizam este protocolo (ou ainda a versão conhecida como HTTPS).

Assim, existem programas específicos para responder a solicitações do tipo HTTP. Este tipo de programa também é conhecido como o que chamamos de servidor web.

Qual é o sistema operacional dos servidores web?

Existem vários sistemas operacionais, porém os mais conhecidos são Linux ou Windows. Os servidores Linux estão presentes na maior parte dos web Servers do mundo. Servidores Microsoft são utilizados apenas em cenários que dependem de aplicações baseadas em tecnologias aplicadas pela própria Microsoft.

A principal vantagem de utilizar um computador como servidor de internet é por conta da possibilidade de utilização de maiores serviços que estarão disponíveis. Neste processo ainda, são feitas verificações de segurança e atualizações dentro do pacote de serviços.

Um servidor web pode receber solicitações e enviar arquivos para milhares de usuários simultaneamente ou em um curto espaço de tempo. Existem diversos tipos de servidor web disponíveis no mercado, como o servidor VPS, Cloud e servidores dedicados.

Quais são os tipos de servidores web?

Abaixo estão os principais tipos de servidor encontrados no mercado e suas principais características.

1 – Servidor VPS

VPS significa Virtual Private Server, que quer dizer servidor virtual privado.

Neste tipo de hospedagem, através de uma técnica conhecida como virtualização, um servidor físico extremamente robusto é dividido, criando vários servidores virtuais isolados uns dos outros virtualmente.

Embora compartilhem recursos físicos, recursos como processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual.

O servidor VPS é recomendado para sites de médio porte, cujos recursos de memória e processamento podem ser atendidos pelos planos compartilhados, mas que necessitam de outros recursos disponibilizado como, por exemplo, o envio de e-mails, Firewall personalizado, entre outros.

2 – Servidor Cloud

O servidor Cloud é aquele que funciona de maneira virtual, o termo refere-se ao conceito de computação em nuvem, utilizando dados (memória e armazenamento) de computadores e servidores totalmente conectados, também conhecido como computação em grade.

A principal vantagem desse sistema é a escalabilidade, onde você pode aumentar a capacidade de Processamento, HD, Memória ou Tráfego sempre que precisar.

Também são levadas em consideração a estabilidade do sistema e a capacidade de flexibilização do servidor, em termos de recursos e armazenamento. É indicado para todos os tipos de empresa.

3 – Servidor Dedicado

O servidor dedicado é indicado para as pessoas que recebem muitos acessos em seus site, e-commerces ou blogs.

Também é a melhor opção para empresas de grande porte que necessitam de um sistema on-line para manter todos os processos interligados, blogueiros e influenciadores digitais que recebem um alto tráfego em seus sites ou blogs, empresas que atuam no segmento de business intelligence, que armazenam um alto volume de dados, e entre outras opções.

Como escolher o melhor Servidor Web?

Escolher um servidor web é um processo complicado que vai depender do serviço que se espera do mecanismo. O poder de processamento, a respectiva capacidade de armazenamento, comunicação, do nível de segurança entre outros fatores, devem ser levados em consideração.

Ao dimensionar corretamente a demanda que será atendida, o poder de processamento necessário, o número de usuários que acessarão o servidor bem como a possibilidade de futuros upgrades no sistema, o usuário pode dimensionar qual será sua melhor escolha nesse processo.

Consultar uma empresa com autoridade no assunto pode garantir a melhor eleição do sistema e uma consultoria especializada na hora de escolher o melhor servidor para o seu negócio.

Recomendamos a Delta Servers para hospedar quaisquer dados digitais pelo fato da empresa está no mercado desde 2012 com inúmeras soluções corporativas para atender o mercado digital.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre os serviços fornecidos pela Delta Servers – Soluções Corporativas, visite: https://www.deltaservers.com.br/