Processadores AMD Apresentam Perda de até 54% no Desempenho Após Atualização, Confira!

Processadores AMD Apresentam Perda de até 54% no Desempenho Após Atualização, Confira - BPV

E aí, galera! Hoje eu vim falar sobre um assunto que está dando o que falar na internet: a vulnerabilidade dos processadores AMD Zen. Se você tem um desses, fica ligado que eu vou te contar tudo o que você precisa saber.

A AMD descobriu recentemente uma falha de segurança nos seus processadores Zen, que afeta desde os modelos Ryzen até os Epyc, usados em servidores. Essa falha permite que hackers possam acessar dados sensíveis do seu computador, como senhas e chaves de criptografia. Para evitar isso, a AMD lançou atualizações de software que corrigem a brecha, mas tem um porém: elas podem deixar o seu PC bem mais lento!

O site Linux Phoronix fez alguns testes com os processadores AMD corrigidos e não corrigidos, e os resultados são assustadores. Em alguns casos, as tarefas ficaram até 54% mais lentas nos chips com a atualização! Isso significa que o seu PC pode demorar muito mais para abrir um programa, rodar um jogo ou fazer uma renderização.

Claro que nem todos os aplicativos foram afetados da mesma forma. Alguns, como o 7zip, o Blender e o Firefox, não tiveram uma queda tão grande de desempenho, mas ainda assim ficaram mais lentos do que antes. O 7zip foi o pior dos três, com uma perda de 10% na velocidade de compressão.

Mas o que realmente me deixou preocupado foram os programas profissionais, como bancos de dados, compiladores e editores de imagem. Esses sim sofreram muito com a atualização da AMD. Por exemplo, o banco de dados MariaDB ficou 54% mais lento nos processadores Epyc corrigidos. Isso é um absurdo! Imagina o prejuízo que isso pode causar para uma empresa que depende desse tipo de serviço.

Outros programas relacionados à programação, engenharia e design também tiveram quedas significativas de desempenho. Isso mostra que a atualização da AMD não foi bem pensada e pode prejudicar muitos usuários que precisam de um PC potente para trabalhar.

A AMD usou três métodos diferentes para corrigir a falha: alguns processadores receberam uma correção baseada no kernel do sistema operacional, outros receberam um novo microcódigo e outros tiveram a mitigação de Barreira de Previsão de Indireção de Ramificação (IBPB) aplicada. Esse último é o mais seguro, mas também o que causa mais lentidão.

Veja Também: AMD Deve Lançar Ryzen 9 7945HX3D com até 128 MB de Cache Muito em Breve

Essa não é a primeira vez que uma falha grave de CPU afeta os usuários. A Intel também teve problemas com as falhas Meltdown/Spectre, que atingiram muitos dos seus processadores – e alguns da AMD também – e permitiam que hackers lessem a memória do sistema. A Intel tentou resolver o problema com atualizações de firmware, mas acabou causando mais problemas, como reinicializações aleatórias e instabilidade.

Então, o que você deve fazer se você tem um processador AMD Zen? Bom, eu recomendo que você espere um pouco antes de instalar a atualização da AMD. Talvez eles lancem uma versão melhorada que não afete tanto o desempenho. Ou então você pode optar por não instalar a atualização e correr o risco de ter seus dados expostos. É uma escolha difícil, eu sei.

Mas se você já instalou a atualização e está sofrendo com a lentidão do seu PC, eu tenho uma dica para você: troque o seu processador por um Intel! Brincadeira, gente! Não me xinguem nos comentários! Eu sei que os processadores Intel também têm seus problemas e não são perfeitos. Mas é sempre bom ter um pouco de humor nessa situação, né?

Bom, pessoal, esse foi o meu post sobre a vulnerabilidade dos processadores AMD Zen. Espero que vocês tenham gostado. Valeu e até a próxima!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

Como AUMENTAR a VELOCIDADE da Internet, 100% ILIMITADA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.