Ícone do site Canal BPV

PowerShell – Otimize Seu Sistema Windows E Aprenda Dicas Para T.I

Fonte: Pexels/Reprodução

Sabe o usar o PowerShell? Nesse artigo vamos mostrar algumas dicas muito úteis para tirar o máximo de proveito possível dessa ferramenta da Microsoft. O PowerShell é um framework de automação de tarefas e gerenciamento de configurações, baseado em linha de comando. Pense nele como o CMD (Prompt de comando do Windows) só que avançado.

Remover apps nativos

O Windows 8, 8.1 e Windows 10 nativamente vem com muitos apps instalados, a maioria esmagadora você nunca usou ou vai usar. No Windows 10 esse número chega à marca de 50 aplicações que para muitos são indispensáveis, sendo assim é possível remover todos eles de uma única vez, deixando apenas a loja (e por ela pode ser instalado apenas o necessário novamente). Antes de prosseguir crie um ponto de restauração. Abra o PowerShell do Windows com privilégios de administrador. Copie o comando abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Get-AppxPackage | where-object {$_.name –notlike “*store*”} | Remove-AppxPackage

Em seguida cole o comando e pressione Enter, e aguarde o processo ser concluído. Com esse comando todos os apps (não programas instalados) serão removidos.

Fonte: BPV/Reprodução

Nota; ao executar o comando algumas informações de vermelho vão aparecer, fique tranquilo isso não é nada, devido o comando retirar alguns apps nativos essa mensagem é totalmente normal. NÃO AFETARÁ NADA EM SEU COMPUTADOR, HÁ NÃO SER O PREVISTO QUE É REMOVER OS APPS, FICANDO APENAS A LOJA.

Fonte: BPV/Reprodução

Bloatbox

Acima você conferiu como desativar vários apps do Windows usando PowerShell, no entanto não é possível remover todos. Com Bloatbox você poderá remover qualquer app do Windows 10, o app é portátil e de código aberto, assim você não precisa se preocupar com seu uso. Ao abrir o Bloatbox na primeira coluna você terá todos os apps instalados no Windows 10 (inclusive os que você mesmo instalou), selecione o app que queira remover clique em “Add selected” depois basta clicar em “Unistall” e aguarde o processo de remoção.

Fonte: BPV/Reprodução

Informações do PC

Os comandos abaixo ajudaram você a descobrir a marca e versão do seu computador. Além disso o outro comando ajudará você a saber qual é o modelo de BIOS do seu computador. Então a linha mostrada acima o primeiro comando mostrará os dados do seu equipamento, abra o PowerShell como administrador, em seguida copie e cole o comando e pressione Enter.

Get-WmiObject -Class Win32_ComputerSystem

O segundo comando serve para mostrar os dados de sua BIOS, com versão por exemplo. Copie o comando abaixo e cole no PowerShell e pressione Enter.

Get-WmiObject win32_bios

Fonte: BPV/Reprodução

Dica extra, mais não é no PowerShell, no comando abaixo, abra o CMD (Prompt de comando do Windows) com privilégios de administrador, copie e cole o comando, em seguida ele irá mostrar os dados de sua placa mãe, como nome e marca.

wmic baseboard get product, manufacturer

Backup dos drivers

Dica primordial, salve os drivers do seu computador mesmo se você não for formatar seu PC, pois qualquer problema que venha a ocorrer você já está preparado. Sendo assim é possível com apenas um comando criar em uma pasta do computador um backup completo dos seus drivers. Abra o PowerShell como administrador, em seguida copie e cole o comando e pressione Enter.

Fonte: BPV/Reprodução

Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers

Note que o comando leva os drivers para o disco local “C” e ao mesmo tempo criar a pasta chamada Drivers, no entanto você pode mudar o cominho adiciona a letra de outra unidade como seu pen drive, assim poderia ficar “Destination D:\Drivers”.

Fonte: BPV/Reprodução

Dica extra, caso queira salvar os drivers e ao mesmo tempo criar uma lista “em bloco de notas” mostrando todos os detalhes sobre o que foi salvo. Use os dois comandos abaixo em seguida do outro.

Fonte: BPV/Reprodução

$BackupDrivers = Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers

$BackupDrivers | Select-Object ClassName, ProviderName, Date, Version | Export-CSV C:\Drivers\lista.txt

Usando os drivers

Se você precisar formatar o PC, e caso queira usar os drivers que você fez backup, siga os passos abaixo. Clique com botão direito do mouse em “Meu computador” propriedades.

Agora clique em “Gerenciador de Dispositivos”.

Veja os drivers que estão faltando em destaque com o sinal de Exclamação (!) e clique com botão direito do mouse em “Atualizar Driver”.

Aponte para a pasta onde os drivers estão salvos em seu PC.

Faça isso em cada driver que estiver faltando.

Lista de programas

Muito útil se você trabalha com formatação de computadores e as vezes precisa devolver os programas do cliente da forma como estava antes. Assim os comandos abaixo vão mostrar os programas instalados, assim como versão dos mesmos, depois o outro comando cria uma lista em bloco de notas com todas as informações.

Primeiro comando mostra todos os programas instalados. Abra o PowerShell como administrador, copie e cole o comando e pressione Enter.

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Sort-Object -Property DisplayName -Unique | Format-Table –AutoSize

O segundo comando cria uma lista de todos os programas em bloco de notas na área de trabalho do seu computador. Copie e cole o comando e pressione Enter.

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Sort-Object -Property DisplayName -Unique | Format-Table -AutoSize > “$env:userprofile\desktop\programas_instalados.txt”

Limpeza Automática

O script abaixo tem a nobre função de fazer uma limpeza automatizada do lixo eletrônico acumulado no seu PC. Note que não estamos falando que irá otimizar o computador, ou só com esse script você não precisa mais de nada. O objetivo aqui é facilitar o trabalho do usuário na limpeza do computador, o mesmo também não exclui arquivos ou pastas importantes.

Ao baixar o script basta clicar com botão direito do mouse em “executar com o PowerShell” na janela seguinte clique abrir, no entanto, se você nunca utilizou scripts escritos pelo Windows PowerShell, ao executar o comando pela primeira vez ele irá pedir sua permissão para aceitar scripts prontos. Assim na janela que será exibida clique sim ou A.

Fonte: BPV/Reprodução

Baixe o arquivo pronto no link abaixo. Tivemos o cuidado de verificar via o site Vírus total para ver se o arquivo é malicioso e nada foi encontrado (se você,é programador poderá ler o script e constatar que não tem nada de errado), talvez o Chrome ou outro navegador impeça você de baixar o arquivo alegando ser vírus, clique aqui e veja o relatório.

Fonte: BPV/Reprodução
Sair da versão mobile