Sabe o usar o PowerShell? Nesse artigo vamos mostrar algumas dicas muito úteis para tirar o máximo de proveito possível dessa ferramenta da Microsoft. O PowerShell é um framework de automação de tarefas e gerenciamento de configurações, baseado em linha de comando. Pense nele como o CMD (Prompt de comando do Windows) só que avançado.

Remover apps nativos

O Windows 8, 8.1 e Windows 10 nativamente vem com muitos apps instalados, a maioria esmagadora você nunca usou ou vai usar. No Windows 10 esse número chega à marca de 50 aplicações que para muitos são indispensáveis, sendo assim é possível remover todos eles de uma única vez, deixando apenas a loja (e por ela pode ser instalado apenas o necessário novamente). Antes de prosseguir crie um ponto de restauração. Abra o PowerShell do Windows com privilégios de administrador. Copie o comando abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Get-AppxPackage | where-object {$_.name –notlike “*store*”} | Remove-AppxPackage

Em seguida cole o comando e pressione Enter, e aguarde o processo ser concluído. Com esse comando todos os apps (não programas instalados) serão removidos.

Fonte: BPV/Reprodução

Nota; ao executar o comando algumas informações de vermelho vão aparecer, fique tranquilo isso não é nada, devido o comando retirar alguns apps nativos essa mensagem é totalmente normal. NÃO AFETARÁ NADA EM SEU COMPUTADOR, HÁ NÃO SER O PREVISTO QUE É REMOVER OS APPS, FICANDO APENAS A LOJA.

Fonte: BPV/Reprodução

Bloatbox

Acima você conferiu como desativar vários apps do Windows usando PowerShell, no entanto não é possível remover todos. Com Bloatbox você poderá remover qualquer app do Windows 10, o app é portátil e de código aberto, assim você não precisa se preocupar com seu uso. Ao abrir o Bloatbox na primeira coluna você terá todos os apps instalados no Windows 10 (inclusive os que você mesmo instalou), selecione o app que queira remover clique em “Add selected” depois basta clicar em “Unistall” e aguarde o processo de remoção.

Fonte: BPV/Reprodução

Informações do PC

Os comandos abaixo ajudaram você a descobrir a marca e versão do seu computador. Além disso o outro comando ajudará você a saber qual é o modelo de BIOS do seu computador. Então a linha mostrada acima o primeiro comando mostrará os dados do seu equipamento, abra o PowerShell como administrador, em seguida copie e cole o comando e pressione Enter.

Get-WmiObject -Class Win32_ComputerSystem

info_computador_powershell

O segundo comando serve para mostrar os dados de sua BIOS, com versão por exemplo. Copie o comando abaixo e cole no PowerShell e pressione Enter.

Get-WmiObject win32_bios

Fonte: BPV/Reprodução

Dica extra, mais não é no PowerShell, no comando abaixo, abra o CMD (Prompt de comando do Windows) com privilégios de administrador, copie e cole o comando, em seguida ele irá mostrar os dados de sua placa mãe, como nome e marca.

wmic baseboard get product, manufacturer

Backup dos drivers

Dica primordial, salve os drivers do seu computador mesmo se você não for formatar seu PC, pois qualquer problema que venha a ocorrer você já está preparado. Sendo assim é possível com apenas um comando criar em uma pasta do computador um backup completo dos seus drivers. Abra o PowerShell como administrador, em seguida copie e cole o comando e pressione Enter.

Fonte: BPV/Reprodução

Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers

Note que o comando leva os drivers para o disco local “C” e ao mesmo tempo criar a pasta chamada Drivers, no entanto você pode mudar o cominho adiciona a letra de outra unidade como seu pen drive, assim poderia ficar “Destination D:\Drivers”.

Fonte: BPV/Reprodução

Dica extra, caso queira salvar os drivers e ao mesmo tempo criar uma lista “em bloco de notas” mostrando todos os detalhes sobre o que foi salvo. Use os dois comandos abaixo em seguida do outro.

Fonte: BPV/Reprodução

$BackupDrivers = Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers

$BackupDrivers | Select-Object ClassName, ProviderName, Date, Version | Export-CSV C:\Drivers\lista.txt

Usando os drivers

Se você precisar formatar o PC, e caso queira usar os drivers que você fez backup, siga os passos abaixo. Clique com botão direito do mouse em “Meu computador” propriedades.

3fbdb7ee5317466b851ff9b7ef45a1e5[1]

Agora clique em “Gerenciador de Dispositivos”.

018a885ed09c44c08003009b26077989[1]

Veja os drivers que estão faltando em destaque com o sinal de Exclamação (!) e clique com botão direito do mouse em “Atualizar Driver”.

49bb92278fbb4bc2b3a15ed0f9817be4[1]

Aponte para a pasta onde os drivers estão salvos em seu PC.

2866e4f0a7e34719b8f29a5cb30656c1[1]

Faça isso em cada driver que estiver faltando.

36e47586c8c64f72913d07b41112d01e[1]

Lista de programas

Muito útil se você trabalha com formatação de computadores e as vezes precisa devolver os programas do cliente da forma como estava antes. Assim os comandos abaixo vão mostrar os programas instalados, assim como versão dos mesmos, depois o outro comando cria uma lista em bloco de notas com todas as informações.

Primeiro comando mostra todos os programas instalados. Abra o PowerShell como administrador, copie e cole o comando e pressione Enter.

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Sort-Object -Property DisplayName -Unique | Format-Table –AutoSize

O segundo comando cria uma lista de todos os programas em bloco de notas na área de trabalho do seu computador. Copie e cole o comando e pressione Enter.

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Sort-Object -Property DisplayName -Unique | Format-Table -AutoSize > “$env:userprofile\desktop\programas_instalados.txt”

Limpeza Automática

O script abaixo tem a nobre função de fazer uma limpeza automatizada do lixo eletrônico acumulado no seu PC. Note que não estamos falando que irá otimizar o computador, ou só com esse script você não precisa mais de nada. O objetivo aqui é facilitar o trabalho do usuário na limpeza do computador, o mesmo também não exclui arquivos ou pastas importantes.

Ao baixar o script basta clicar com botão direito do mouse em “executar com o PowerShell” na janela seguinte clique abrir, no entanto, se você nunca utilizou scripts escritos pelo Windows PowerShell, ao executar o comando pela primeira vez ele irá pedir sua permissão para aceitar scripts prontos. Assim na janela que será exibida clique sim ou A.

Fonte: BPV/Reprodução

Baixe o arquivo pronto no link abaixo. Tivemos o cuidado de verificar via o site Vírus total para ver se o arquivo é malicioso e nada foi encontrado (se você,é programador poderá ler o script e constatar que não tem nada de errado), talvez o Chrome ou outro navegador impeça você de baixar o arquivo alegando ser vírus, clique aqui e veja o relatório.

Fonte: BPV/Reprodução

Script Pronto