Todos almejam ter uma internet rápida, no entanto muitos esquecem da segurança. Nesse artigo vamos abordar os melhores serviços DNS para otimizar sua rede de internet e proteger seus dispositivos.
Função do DNS
Os serviços DNS (Domain Name System) podem ser uma saída muito boa para sua rede. O DNS funciona da seguinte forma; ele otimiza sua conexão deixando sua internet rápida (a maioria das vezes) e além disso ele dificulta a invasão de sua rede visto que o mesmo garante uma conexão segura entre seus dispositivos e a rede global de computadores. Por fim uma vez usando um serviço DNS bom será muito complicado hackers redirecionar você para outros sites ou mesmo invadir seu roteador.
O melhor DNS
É possível escolher uma bom DNS na região onde você mora, para isso você pode usar o DNS Jumper que é um app que verifica qual melhor DNS para sua localidade. No entanto ele não irá por exemplo mostrar um DNS rápido e seguro. Isso você vai ter de descobrir por conta própria. Muitos tem usado o serviço da CloudFlare sendo hoje um dos DNS mais rápidos do mundo, além de proteger sua rede.

Os serviços DNS listados abaixo devem ser testados por você, no entanto vamos mostrar os benefícios de usar esses DNS listados.
Quad9 (primário 9.9.9.9 secundário 149.112.112.112)
O Quad9 protege seus dispositivos contra ameaças vindas da internet, bloqueando sites perigosos. O mesmo também não armazena seus dados.
CleanBrowsing (primário 185.228.168.9 secundário 185.228.168.9)
O CleanBrowsing adiciona filtros de segurança sendo eles um filtro adulto (que bloqueia sites de conteúdo adulto) e um filtro familiar protegendo a pesquisa feita em seus dispositivos, por fim ele também adiciona uma proteção contra sites que escondem malwares e phishing.
Verisign (primário 64.6.64.6 secundário 64.6.65.6)
Oferece conexão estável, além de proporcionar privacidade segundo o site oficial esse serviço “impedi que empresas coletem seus dados de navegação” e usem para redirecionamento para veicular anúncios.
DNS alternativo (primário 198.101.242.72 secundário 23.253.163.53)
O DNS alternativo oferece um serviço que bloqueia anúncios antes que eles penetrem na sua rede.
DNS do AdGuard (primário 176.103.130.130 secundário 176.103.130.131)
Considerado um dos melhores o serviço oferecido pelo AdGuard bloqueia anúncios em jogos, vídeos, aplicativos e páginas da web, o mesmo ainda protege seus dispositivos de sites phishing e malwares.

Outros serviços DNS
No geral os serviços DNS listados abaixo protegem sua rede contra sites pornográficos e otimizam sua rede.
CloudFlare (primário 1.1.1.1 secundário 1.0.0.1
Google (primário 8.8.8.8 secundário 8.8.4.4)
Norton Safe 1 primário 199.85.126.20 Norton Safe 1 secundário 199.85.127.20
Norton Safe 2 primário 199.85.126.30 Norton Safe 2 secundário 199.85.127.30
OpenDNS Family primário 208.67.222.123 secundário 208.67.220.123
Yandex Family primário 77.88.8.7 secundário 77.88.8.3
Adicionando DNS em sua rede
Você pode adicionar o DNS direto em seu roteador, no entanto aconselhamos você primeiro fazer um teste em cada DNS citado acima. Para adicionar o DNS ao seu roteador você primeiro precisa acessar seu dispositivo. Vamos listar dois exemplo para facilitar, geralmente os roteadores usam quase a mesma interface de configurações.
Primeiro vamos descobrir o ip do roteador, abra o CMD (Prompt de comando) digite “ipconfig” e pressione Enter, veja que o ip de acesso é mostrado na opção “Gatway padrão” anote ele.
Abra qualquer navegador e digite o ip na barra de endereços e pressione Enter, em seguida você precisa ter a senha de acesso ao seu equipamento, geralmente embaixo do roteador tem a senha que é “as vezes” user: admin e password: admin.
Modelo IntelBras, acesse a guia “configurações do sistema” procure o campo para digitar o DNS, veja o exemplo na imagem abaixo., feito tudo clique em salvar.
Modelo Tp-Link, acesse a guia “Rede” ou “DHCP” procure o campo DNS digite o DNS desejado e clique em salvar, veja o exemplo abaixo.
No PC
Clicando com botão direito do mouse no ícone de rede que fica ao lado do relógio do Windows você terá a opção “Abrir central de rede e compartilhamento”.

Se for Windows 10 outra janela será aberta, assim clique em “Central de rede e compartilhamento”.
Na janela seguinte clique no nome “Enthernet”, em sequência clique Propriedades.

Agora procure a opção TCP/IP versão 4, duplo clique, na janela seguinte marque “usar os seguintes endereços de servidor DNS” adicione um dos DNS citados nos parágrafos anteriores, marque a caixinha “validar configurações na saída” e clique em ok.
Mais importante
Não é de hoje que hackers estão usando brechas em roteadores para roubar dados dos usuários. Mesmo se você alterar o DNS isso não vai atrapalhar em nada, você precisa mudar a senha do seu roteador, se possível faça isso de vez enquanto.