Todos almejam ter uma internet rápida, no entanto muitos esquecem da segurança. Nesse artigo vamos abordar os melhores serviços DNS para otimizar sua rede de internet e proteger seus dispositivos.

Função do DNS

Os serviços DNS (Domain Name System) podem ser uma saída muito boa para sua rede. O DNS funciona da seguinte forma; ele otimiza sua conexão deixando sua internet rápida (a maioria das vezes) e além disso ele dificulta a invasão de sua rede visto que o mesmo garante uma conexão segura entre seus dispositivos e a rede global de computadores. Por fim uma vez usando um serviço DNS bom será muito complicado hackers redirecionar você para outros sites ou mesmo invadir seu roteador.

O melhor DNS

É possível escolher uma bom DNS na região onde você mora, para isso você pode usar o DNS Jumper que é um app que verifica qual melhor DNS para sua localidade. No entanto ele não irá por exemplo mostrar um DNS rápido e seguro. Isso você vai ter de descobrir por conta própria. Muitos tem usado o serviço da CloudFlare sendo hoje um dos DNS mais rápidos do mundo, além de proteger sua rede.

Fonte: BPV/Reprodução

Os serviços DNS listados abaixo devem ser testados por você, no entanto vamos mostrar os benefícios de usar esses DNS listados.

Quad9 (primário 9.9.9.9 secundário 149.112.112.112)

O Quad9 protege seus dispositivos contra ameaças vindas da internet, bloqueando sites perigosos. O mesmo também não armazena seus dados.

CleanBrowsing (primário 185.228.168.9 secundário 185.228.168.9)

O CleanBrowsing adiciona filtros de segurança sendo eles um filtro adulto (que bloqueia sites de conteúdo adulto) e um filtro familiar protegendo a pesquisa feita em seus dispositivos, por fim ele também adiciona uma proteção contra sites que escondem malwares e phishing.

Verisign (primário 64.6.64.6 secundário 64.6.65.6)

Oferece conexão estável, além de proporcionar privacidade segundo o site oficial esse serviço “impedi que empresas coletem seus dados de navegação” e usem para redirecionamento para veicular anúncios.

DNS alternativo (primário 198.101.242.72 secundário 23.253.163.53)

O DNS alternativo oferece um serviço que bloqueia anúncios antes que eles penetrem na sua rede.

DNS do AdGuard (primário 176.103.130.130 secundário 176.103.130.131)

Considerado um dos melhores o serviço oferecido pelo AdGuard bloqueia anúncios em jogos, vídeos, aplicativos e páginas da web, o mesmo ainda protege seus dispositivos de sites phishing e malwares.

Fonte: BPV/Reprodução

Outros serviços DNS

No geral os serviços DNS listados abaixo protegem sua rede contra sites pornográficos e otimizam sua rede.

CloudFlare (primário 1.1.1.1 secundário 1.0.0.1

Google (primário 8.8.8.8 secundário 8.8.4.4)

Norton Safe 1 primário 199.85.126.20 Norton Safe 1 secundário 199.85.127.20

Norton Safe 2 primário 199.85.126.30 Norton Safe 2 secundário 199.85.127.30

OpenDNS Family primário 208.67.222.123 secundário 208.67.220.123

Yandex Family primário 77.88.8.7 secundário 77.88.8.3

Adicionando DNS em sua rede

Você pode adicionar o DNS direto em seu roteador, no entanto aconselhamos você primeiro fazer um teste em cada DNS citado acima. Para adicionar o DNS ao seu roteador você primeiro precisa acessar seu dispositivo. Vamos listar dois exemplo para facilitar, geralmente os roteadores usam quase a mesma interface de configurações.

Primeiro vamos descobrir o ip do roteador, abra o CMD (Prompt de comando) digite “ipconfig” e pressione Enter, veja que o ip de acesso é mostrado na opção “Gatway padrão” anote ele.

Abra qualquer navegador e digite o ip na barra de endereços e pressione Enter, em seguida você precisa ter a senha de acesso ao seu equipamento, geralmente embaixo do roteador tem a senha que é “as vezes” user: admin e password: admin.

Modelo IntelBras, acesse a guia “configurações do sistema” procure o campo para digitar o DNS, veja o exemplo na imagem abaixo., feito tudo clique em salvar.

Modelo Tp-Link, acesse a guia “Rede” ou “DHCP” procure o campo DNS digite o DNS desejado e clique em salvar, veja o exemplo abaixo.

No PC

Clicando com botão direito do mouse no ícone de rede que fica ao lado do relógio do Windows você terá a opção “Abrir central de rede e compartilhamento”.

Fonte: BPV/Reprodução

Se for Windows 10 outra janela será aberta, assim clique em “Central de rede e compartilhamento”.

Na janela seguinte clique no nome “Enthernet”, em sequência clique Propriedades.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora procure a opção TCP/IP versão 4, duplo clique, na janela seguinte marque “usar os seguintes endereços de servidor DNS” adicione um dos DNS citados nos parágrafos anteriores, marque a caixinha “validar configurações na saída” e clique em ok.

Mais importante

Não é de hoje que hackers estão usando brechas em roteadores para roubar dados dos usuários. Mesmo se você alterar o DNS isso não vai atrapalhar em nada, você precisa mudar a senha do seu roteador, se possível faça isso de vez enquanto.