O assunto agora ficou ainda mais sério. Desde o anúncio do Windows 11 que os usuários estão tendo problemas com os requisitos exigidos pela Microsoft. Hoje essa história ganhou mais um capitulo. O usuário poderá até instalar o sistema em PC´s não compatíveis, no entanto, precisará assinar um termo que não é muito amigável.

Termo assustador?

O fato aqui é que a Microsoft tem autoridade para garantir a segurança do seu novo sistema, mesmo que isso implique não abrir mão do TPM 2.0 afinal ela é a desenvolvedora do Windows 11. Em resumo, se você instalar o Windows 11 em um computador não compatível o mesmo ficará sem suporte a updates (que pode incluir updates de segurança) e ainda por fim o usuário poderá perder a garantia do seu equipamento. Veja a tela abaixo.

Na tela acima o usuário tentou executar o instalar do Windows 11, fazendo assim a instalação com seu sistema ligado. Ou seja, você cria um pen drive boot ou copia os arquivos de instalação da ISO para um HD externo ou pen drive, depois entra no mesmo e executa o “Setup” de instalação. Quando o usuário acima tentou fazer isso a mensagem foi exibida.

“This pc doesn´t meet the minimum system requeriments for running Windows 11 – these requirements help ensure a more reliable and higher quality experience. Installing Windows 11 on this PC is note recommended and may result in compatibility issues. If you proceed with installing Windows 11, your PC will no longer be, supported and won´t be entitled to receive updates. Damages to your PC due to lack of compatibility aren´t covered under the manufacture warranty. By selecting accept, you are acknowledging that you read and understand this statement.”

Tradução direta, via Google Tradutor.

“Este pc não atende aos requisitos mínimos do sistema para rodar o Windows 11 – estes requisitos ajudam a garantir uma experiência mais confiável e de alta qualidade. A instalação do Windows 11 neste PC não é recomendada e pode resultar em problemas de compatibilidade. Se você prosseguir com a instalação do Windows 11, seu PC não terá mais suporte e não terá direito a receber atualizações. Danos ao PC por falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia de fabricação. Ao selecionar aceitar, você reconhece que leu e entendeu esta declaração.”

Em resumo simples, o usuário poderá continuar a instalação do sistema aceitando esses termos, no entanto, a gigante deixou claro o que irá acontecer com esse computador caso o mesmo rode Windows 11 sem suporte.

O que fazer?

Não ficou muito claro toda essa questão, nem os sites onde essa notícia foi publicada conseguiram entender bem a situação. Anteriormente a Microsoft havia informado que os usuários poderiam fazer a instalação limpa caso o computador não fosse compatível, e a consequência seria que o sistema não receberia suporte ou atualizações.

No entanto, nós do Canal BPV não aconselhamos você leitor a instalar o Windows 11 se o mesmo não atende os requisitos mínimos. Evite problemas. Abaixo vamos deixar as fontes de matéria para que você entenda melhor a situação, além dos requisitos exigido pela Microsoft. 

Requisitos mínimos 

Processador 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC)
Memória 4 GB de RAM
Armazenamento Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais
Firmware do sistrema UEFI, compatível com Inicialização Segura. Confira aqui para obter informações sobre como o computador pode conseguir atender a esse requisito.
TPM Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0. Confira aqui para obter instruções sobre como o computador pode ser habilitado para atender a esse requisito.
Requisitos mínimos do sistema
Placa gráfica Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0.
Tela Tela de alta definição (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal, 8 bits por canal de cor.
Conexão com a Internet Conta da Microsoft e conectividade com a Internet necessárias para a configuração do Windows 11 Home

 

O dispositivo deve ter o Windows 10, versão 2004 ou posterior, para fazer upgrade. As atualizações gratuitas estão disponíveis por meio do Windows Update em Configuração> Atualização e segurança.

Determinados recursos precisam de hardware específico. Os requisitos do sistema para executar alguns aplicativos excederão as especificações mínimas do dispositivo Windows 11.

Verifique as informações de compatibilidade do dispositivo específicas para os aplicativos que você deseja instalar. O armazenamento disponível no dispositivo varia de acordo com os aplicativos instalados e as atualizações. O desempenho será melhor em computadores modernos com maior capacidade. Outros requisitos podem ser aplicáveis ao longo do tempo, bem como para obter atualizações.