Você muda as configurações de entrada do seu roteador? Saiba que isso pode impedir que pessoas não autorizadas tenha acesso a sua rede e consequentemente aos seus equipamentos como computadores, Smartphones e outros. Quando esse mau elemento consegue acesso aos equipamentos infecta-los para roubar dados seria o próximo passo. Nesse artigo vamos mostrar como alterar a segurança dos seus roteadores.

DNS

Atualmente os hackers tem explorado brechas em roteadores desprotegidos invadindo-os e trocando o DNS desses equipamentos. Ao fazer isso o hacker altera o serviço DNS por um que modifica as páginas da internet que você visita, fazendo assim que você acessa sites falsos que vão roubar seus dados. Eles também podem fazer isso para minerar criptomoedas.

Deixando a segurança melhor

Vamos aos passos, primeiro você deve sempre que possível mudar a senha de acesso ao seu roteador. Alguns modelos na parte de baixo ou de trás do equipamento vem informando qual IP de acesso para acessar as configurações do roteador e também a senha. Geralmente a senha é (usuário: admin) e (senha: admin). Lembramos que algumas empresas que distribuem internet não passam a senha do roteador ou mudam ela para uma que a empresa consiga administrar remotamente, se esse for o seu caso você não precisa seguir os passos abaixo pois a segurança do seu equipamento está sendo feito por sua operadora de internet.

Fonte: BPV/Reprodução

Para acessar seu equipamento vamos precisar que ele esteja conectado ao computador se possível por cabo, se não pode ser via Wi-Fi, alguns celulares também conseguem acessar. No computador, abra o CMD (Prompt de comando) digite “ipconfig” e pressione Enter, veja que o ip de acesso é mostrado na opção “Gatway padrão” anote ele.

Abra qualquer navegador e digite o ip na barra de endereços e pressione Enter, em seguida você precisa ter a senha de acesso ao seu equipamento, já descobrimos ela nos passos anteriores.

Procure a opção “configurações do sistema”, entre nela, em seguida atente-se ao campo “senha de login” nesses campos defina uma nova senha para seu equipamento. Nota; fazendo isso a internet não vai cair, dar problema ou outra coisa, essa senha não é a senha da internet e sim do equipamento, feito isso clique em salvar.

Fonte: BPV/Reprodução

Modelo Tp-link

Depois de acessar o roteador procure “ferramentas do sistema>senha” nos campos exibidos digite a antiga senha e adicione uma nova junto com usuário que você pode trocar de admin para seu nome por exemplo, feito tudo clique em salvar.

Fonte: BPV/Reprodução

Camada extra de proteção

Como já mencionado tirar (trocar) a senha padrão do roteador um dos principais requisitos de segurança. Mais ainda é possível adicionar uma camada de proteção extra alterando o DNS do roteador, visto que você já está dentro do equipamento basta adicionar uns números rápidos, além de proporcionar uma internet mais rápida alterar o DNS protege sua família (de acessar conteúdo imoral) além de outros benefícios. Para escolher o DNS certo veja o vídeo abaixo.