Infelizmente no Brasil a internet banda larga, fibra ótica e móvel nunca foi uma maravilha. Nós usuários somos sempre os mais afetados com a instabilidade do serviço, no entanto consta na lei de defesa do consumidor que se a empresa não entrega o contratado nós (consumidores) podemos entra com ação de indenização por danos morais ou materiais, para saber mais clique aqui. Veja nesse artigo como medir a qualidade de sua conexão.

Fonte: Pexels/Reprodução

De olho na conexão!

O que todo consumidor sempre deve fazer é ficar de olho na qualidade da conexão, ou seja, medir, testar e verificar constantemente se o contratado está chegando em sua residência/empresa. Para isso existem apps e ferramentas online para medir com precisão sua conexão, veja abaixo algumas soluções práticas.

Antes de testar

Antes de fazer qualquer teste em sua rede é necessário se atentar há alguns detalhes cruciais. No computador, se possível usar o cabo direto no computador, ou seja, o cabo que sai do seu modem/roteador deve está conectado direto na porta lan do mesmo. Outra dica é desativar todos os dispositivos de sua rede até finalizar o teste, pois eles podem atrapalhar e alguns desses dispositivos podem estar fazendo download/upload, atualização.

Speedtest

O Speedtest é um serviço oferecido pela Ookla serviço online que fornece de maneira precisa métricas e teste de conexão de sua internet. A Ookla é líder global em testes, além de medir a velocidade de sua rede wi-fi ou cabeada a Ookla também consegue rodar um diagnóstico de rede. Clique aqui para acessar o serviço da Speedtest.

Fonte: BPV/Reprodução

Ao entrar você poderá rodar um teste completo em sua conexão, você poderá optar por usar o padrão Multi ou Única (para rodar o teste de conexões) prefira o teste no padrão Único. Depois de escolher basta clicar no botão iniciar e aguardar o teste ser finalizado.

Fonte: BPV/Reprodução

Por fim os resultados serão exibidos, download e upload. Outras opções podem ser escolhidas, por exemplo o usuário poderá optar por escolher o servidor de teste. Também é possível criar um login para que seus testes sejam guardados, no final de cada teste um link será gerado, assim você poderá compartilhar com seus amigos nas redes sociais. O Speedtest está disponível para todas as plataformas.

Brasil banda larga

Também conhecido como EAQ, essa ferramenta é uma das mais precisas que existem no mercado, uma boa opção para verificar a qualidade de sua internet. O site é muito simples e não contém anúncios de nenhuma natureza. Acesse o site clicando aqui, ao carregar a página clique no botão “Iniciar teste” ao fazer isso a ferramenta online irá verificar download, upload, latência, ping e perda de pacotes. No final você poderá conferir todos os detalhes.

Fonte: BPV/Reprodução

No app funciona um pouco diferente, no entanto todo teste ficará gravado, assim você sempre terá em mãos provas para usar caso precise entrar com uma ação judicial como citado no primeiro parágrafo.

Imagem da captura de tela

EXT TELECOM

A EXT TELECOM oferece um serviço para medir a qualidade de internet, a ideia do site é igual ao encontrado no EAQ, site simples e sem propaganda. Acesse o site clicando aqui. Ao entrar clique no botão “iniciar” e aguarde o teste ser finalizado, download/upload, ping e jintter que significa (variação de estatística do atraso na entrega de dados em uma rede).

Fonte: BPV/Reprodução

Fast

O serviço oferecido pela Fast é semelhante aos citados acima, a página é totalmente sem anúncios. No entanto diferente dos outros ele vai direto ao ponto, ou seja, o objetivo de testar a conexão, não existe o botão de iniciar teste ele começa o teste ao abrir a página. Para medir sua velocidade clique aqui.

Fonte: BPV/Reprodução

Quando abrir a página, o teste irá começar assim como mencionamos acima, um botão pause será mostrado, depois que o teste finalizar o botão “mostrar mais informações” será exibido. Clicando nele você terá os dados completos de sua rede, como ping, latência, velocidade de upload, cliente, cidade e servidores. É possível compartilhar seu teste nas redes sociais, o botão “retorno” é mostrado quando o teste é finalizado, assim você pode reiniciar o teste novamente.

Fonte: BPV/Reprodução

Extra o serviço Fast conta com diferencial, clicando na engrenagem “configurações” você pode definir outros parâmetros para os testes que serão realizados por você, assim feito as modificações basta clicar em salvar.

Fonte: BPV/Reprodução

Cloudflare Speedtest

É bem provável que você conheça os serviços de Cloudflare, atualmente ela disponibiliza DNS alternativo que melhora e protege a internet. Seu novo serviço disponibilizado ao público (Cloudflare Speedtest) testa a conexão de sua internet exibindo todos os detalhes de sua rede.

Ao acessar o serviço por esse link os testes começam automaticamente. Assim os resultados como download, latência, jitter e outros são exibidos na tela principal. Note que é exibido o servidor usado para o teste entre seu PC. Um detalhe importante de desse teste é que o site realiza um download real (de arquivos) para verificar com exatidão qual é a banda da sua conexão, algo que os outro serviços não fazem.

Resumo

Se depois de usar esses dois serviços de internet você usuário contestar que seu pacote contrato não está atendendo o contratado o melhor é procurar seus direitos embasado nos testes que você realizou, se possível imprima os teste ou tire print, ou se estiver tudo bem que sorte a sua.