É possível que você conheça o carrasco dos spywares e vírus do tipo adware. Estamos falando do Adwcleaner, uma ferramenta indispensável pra técnicos em informática. Com ele o usuário consegui remover várias ameaças do PC. A nova versão conta com uma função muito útil para os profissionais de redes, confira abaixo como usa-la!

Reset nas configurações de rede

Alguns computadores com Windows 10 sofrem com perda de conectividade com a internet, as vezes isso ocorre por algum bug no sistema, vírus, ou devido a instalação de algum software de redes.

O MalwareByte Adwcleaner agora conta com uma função já bem conhecida dos profissionais de T.I, o reset do Winsock já bem utilizado desde o Windows Xp. Essa função redefine o catalogo do Winsock para a configuração padrão, em resumo, se algum problema estiver impedindo a conectividade da rede o reset poderá fazer voltar a funcionar a conexão, pelo menos essa é uma possibilidade.

Executando Adwcleaner

Primeiro baixe o Adwcleaner nesse link, em seguida faça instalação do mesmo. Execute a ferramenta. Clique no botão Scan now, e aguarde ele fazer uma verificação atrás de spywares e outros tipos de infecção.

Fonte: BPV/Reprodução

Se ele encontrar algo clique na opção de quarentena, depois clique em reiniciar agora.

Fonte: BPV/Reprodução

Nota; as vezes ele não encontra nada no PC, nesse caso ele deve exibir uma tela como essa abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Daí basta clicar “executar reparação básica” fazendo isso ele irá reiniciar as configurações de rede assim como foi explicado acima.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois da remoção dos vírus, faça a verificação mais uma vez até ele exibir a tela abaixo, onde é possível pedir que o programa faça a reparação básica.

Fonte: BPV/Reprodução

Com isso todo e qualquer configuração baseada nos protocolos Winsock serão resetados, e isso poderá resolver as questões de conectividade do seu PC.

Fonte: BPV/Reprodução

Reset manual

Como já mencionamos nesse artigo o que o MalwareByte Adwcleaner vai fazer, você pode fazer manualmente visto que essa técnica de reset é antiga. Assim abra o CMD com privilégios de administrador copie e cole o comando abaixo e pressione Enter.

netsh winsock reset

Fonte: BPV/Reprodução

Em seguida ele irá solicitar que você reinicie o PC. Esse comando irá apagar todas configurações de rede que Windows tenha salvo, se você utiliza redes Wi-Fi será necessário entrar com as credencias de senha novamente.