Já pensou em reinstalar o Windows sem precisar de DVD ou pen drive? A nova versão do Windows 10 20H1 tem uma função especial que facilita a instalação e restauração do sistema usando os servidores da Microsoft. Ficou curioso? Veja todos os detalhes nesse artigo.

Fonte: BPV/Reprodução

Sistema ligado

A primeira opção pode ser feita quando o sistema ainda está funcionando, assim basta acessar configurações>atualização e segurança>recuperação. Clique no botão “começar agora”. A seguinte tela será exibida perguntando se você quer manter seus arquivos ou remover tudo. Escolha a melhor opção, em nosso tutorial vamos escolher “manter arquivos”.

Fonte: BPV/Reprodução

Novamente uma tela será exibida onde é possível escolher “o download da nuvem” ou a opção de “instalação local” sendo necessário ter ao menos 4Gb de espaço no disco C para armazenar os arquivos.

Fonte: BPV/Reprodução

Em nosso exemplo vamos usar a opção “Download da nuvem”, assim uma nova tela será exibida informando alguns detalhes, clique avançar, depois ele irá mostrar a tela final exibindo todos os detalhes de como o procedimento vai ser feito.

Fonte: BPV/Reprodução

Tela final.

Fonte: BPV/Reprodução

O procedimento pode demorar de acordo com a velocidade da sua internet. Por fim ele irá reiniciar o computador por algumas vezes (caso você esteja usando um notebook/dispositivos que precisa de bateria, conecte a bateria do mesmo).

Fonte: BPV/Reprodução

Sistema igual

Essa opção (download da nuvem) baixa a mesma build (versão que você está usando atualmente em seu sistema) por exemplo, se você estiver usando a versão 2004 19041.172 ele irá baixar a mesma versão e instalar em seu PC de acordo com suas solicitações. Isso é proposital pois segundo a Microsoft “é para diminuir o risco de bugs no sistema” visto que o usuário já está usando a versão e tem costume com ela.

Windows sem ligar

O mesmo método vale quando seu Windows não inicia, assim basta o usuário conseguir acionar a tela de reparo, quando chegar nela clique em solução de problemas>restaurar o pc.

Fonte: BPV/Reprodução

Restaurar O PC.

Fonte: BPV/Reprodução

Escolha manter meus arquivos ou remover tudo, em nosso exemplo vamos escolher remover tudo.

Fonte: BPV/Reprodução

Veja na imagem abaixo que essa tela pode aparecer “as vezes ela não aparece” no entanto, você escolher “remover tudo do disco onde está o Windows” ou remover tudo de outras unidades e partições que existam em seu PC.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora o usuário poderá escolher entre download da nuvem e reinstalação local (que pode usar um DVD/pen drive boot pronto). Vamos escolher download da nuvem.

Fonte: BPV/Reprodução

Na próxima tela vamos escolher limpar a unidade (faça sua escolha de acordo com sua necessidade). Atenção! escolhendo “limpar a unidade” apenas a partição que estiver Windows terá a remoção dos arquivos, no se a mesma tiver outra partição ligada ao disco C, ela não será alterada ou perderá os arquivos. O mesmo vale para outros discos distintos.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora clique em redefinir daí é só aguardar os procedimentos serem feitos pelo sistema, o computador vai reiniciar várias vezes, depois será necessário você configurar o sistema, colocar usuário, senha e outras coisas que você já conhece.

Fonte: BPV/Reprodução

Aguardar o procedimento, que pode demorar de acordo com sua internet (esse método demora mais que os outros, pois o mesmo vai fazer uma limpeza geral).

Fonte: BPV/Reprodução

Configurações finais

Nas telas seguintes basta você configura uma senha, usuário, métodos de teclado e outros.

Fonte: BPV/Reprodução

Quando tudo termina você terá seu sistema limpo e completo, sem ter que se preocupar com criação de pen boot, configuração de BIOS e outros.