Muitos usuários e técnicos preferem fazer a instalação do Windows limpa, ou seja, começar tudo do zero. No entanto eles podem se deparar com um problema. Durante o processo não é possível escolher qual versão instalar nesse tutorial vamos mostrar como burlar isso.

Bios

Isso tudo tem haver com BIOS do seu sistema. O Windows 10 ou versões como a 8 e 8.1 detectam automaticamente a edição instalada anteriormente em seu computador. Daí ele instala a versão correspondente do Windows 10 quando verifica o serial gravado na bios da versão anterior.

Por exemplo se você tinha a versão Home Single Language do 8.1 ao tentar instalar o Windows usando uma mídia de instalação que contenha todas as edições do sistema o Windows 10 (ou 8/8.1) irá passar direto para as telas seguintes não deixando você escolher a edição, em seguida a instalação continuará e a versão a ser instalada é a versão do Windows 10 Home Single Language, sem que o usuário tenha escolhido essa versão.

Como resolver?

A solução é bem simples e pode ser feita por você sem grandes dificuldades. Se você tiver usando um pen drive basta copiar o arquivo baixado no link abaixo.

Agora cole o arquivo dentro do pen drive boot, na pasta Sources. O mesmo pode ser feito na imagem do DVD caso você tenha alguma. No entanto o processo é um pouco mais complicado, mas se resume do mesmo método mostrado acima.

Fonte: BPV/Reprodução

Modo manual

Se você estiver desconfiando do método acima, você mesmo pode criar o arquivo Ei.CFG, sendo assim abra o bloco de notas do Windows. Depois cole as seguintes informações abaixo.

[EditionID]

 

[Channel]

Volume

 

[VL]

1

Depois salve o arquivo, mais antes nomeie ele como “ei.cfg.cfg” sem aspas. Depois só voltar os passos anteriores e salvar o arquivo na pasta Sources.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora você pode voltar e fazer a instalação limpa e escolher a versão desejada. Caso algo tenha dado errado, use o arquivo que a gente disponibilizou nesse tutorial. Boa sorte.