Depois de sair da versão beta o Edge Chromium entrou de vez na briga entre os browsers do mercado. Extensões, modo tradutor, leitor de texto e muito mais, faz dele um navegador a ser considerado uma boa opção para usar em qualquer computador. No entanto a partir do mês de junho de 2020 a versão será instalada em todos os computadores que rodam Windows 10 versões 1803 a frente, essa instalação virá pelo Windows update.

Bloqueando instalação

Para bloquear a instalação do Edge Chromium pelo Windows update, siga os passos abaixo.  Abra o executar do Windows pressionando “Win+R”, digite “regedit” depois em ok.

Fonte: BPV/Reprodução

Na tela aberta navegue pelo seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft

Fonte: BPV/Reprodução

Na pasta Microsoft clique com botão direto do mouse novo>chave.

Fonte: BPV/Reprodução

Nomeia ela para EdgeUpdate.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora, abaixo de padrão clique com botão direito do mouse na área branca e vá na opção novo>valor DWORD (32bits).

Fonte: BPV/Reprodução

Nomeia como DoNotUpdateToEdgeWithChromium.

Fonte: BPV/Reprodução

Dê um duplo clique no valor criado e altere seu valor para 1. Caso queira reverter o processo, basta deletar a chave criada ou simplesmente alterar o valor para 0.

Fonte: BPV/Reprodução

Finalizado, agora basta reiniciar o PC.

Importante

Esse método irá bloquear updates do a nova versão do Edge Chromium, “KB4541301, KB4541302 e KB4559309” foram liberadas agora em junho de 2020 já com a nova versão, assim o Edge clássica será substituído pelo novo baseado no Chromium. Nas versões do Windows como EnterPrise e Education essa atualização não será disponibilizada de forma automática, sendo necessário a instalação manual. Outro detalhe importante é que uma vez instalada pelo Windows update a nova versão do Edge Chromium a mesma não poderá ser desinstalada.

O Edge Chromium na verdade está muito bom e você pode conferir todos os detalhes no vídeo abaixo. O macete assim não impedi a instalação manual, apenas já informado só do Windows update.