Você já ouviu falar da hibernação do Windows? Você já deve ter fechado a tampa do seu notebook sem antes desligar o sistema, quando você faz isso o sistema entra no modo suspensão, más e quanto a hibernação?. Até que ponto isso pode ser bom? Existe algum risco? Nesse artigo vamos explicar todos os detalhes para você.

Como funciona?

A hibernação do sistema é um processo simples, quando você trabalha com muitos arquivos, trabalhos, edição de vídeo e outras tarefas, em resumo tudo que você faz fica armazenado na memória ram, assim quando você coloca seu sistema para hibernar esse processo passar a ser do disco rígido, ou seja a memória direciona os dados para um local do PC, assim quando pressiona alguma tecla o sistema carrega e quando é ligado o HD transferir os dados de novo para memória ram continuando seus trabalhos de onde você parou.

Já a suspensão é um pouco diferente, quando você fecha a tampa do seu notebook por exemplo, ou pressiona o botão suspender do seu desktop ele deixará tudo ligado junto com aplicativos, no entanto consumindo pouca energia, assim quando você volta o sistema pode continuar de onde parou.

Fonte: BPV/Reprodução

Basicamente é assim que funciona em termos simples, para entender melhor veja esse artigo. Se você entendeu bem, se usuário tiver no PC por exemplo 8Gb de memória ram, quando esse processo é ativo tudo que está na memória, os 8Gb passam a ser dados dentro do HD. Assim um pouco de espaço é usado do seu disco.

No entanto as vantagens são essas, reativar o sistema de onde você parou trás rapidez, e economia de energia (a economia de energia só é sentida quando o período de suspensão é curto, se dura muito o mesmo drenará por completo a bateria do mesmo) e evita de você perder dados quando uma queda de energia é repentina, no entanto estamos tratando de notebooks que usam bateria isso talvez não seja um problema.

Estraga o HD?

Quando de se trada da hibernação não há nenhum problema, agora sobre suspender o computador não podemos afirmar que estrada o HD, cada caso é um caso, no entanto pense o seguinte, se você suspende seu sistema (notebook) e depois o coloca em uma mochila, bolsa ou no banco do carro, o HD é a peça que ainda está trabalhando no notebook, e quanto mais chacoalhar seu aparelho mais possibilidade de danificar o disco você terá. Assim chegamos há uma conclusão, ou você desliga por completo seu notebook quando for leva-lo para outro lugar, ou ative a hibernação apenas em locais onde seu dispositivo não será retirado.

Ativando botão Hibernar 

O botão hibernar não está habilitado em novas versões do Windows 10, assim vamos ter que ativar essa função. Clique com botão direito do mouse na logo da Microsoft, depois em opções de energia.

Fonte: BPV/Reprodução

Na tela que será mostrada clique em configurações de energia adicionais. Próxima tela clique em escolher a função dos botões de energia.

Fonte: BPV/Reprodução

Tela seguinte clique em alterar configurações não disponíveis no momento.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora marque a caixinha de diálogo Hibernar e clique em salvar. Assim o botão Hibernar será mostrado como opção no menu de liga e desliga.

Fonte: BPV/Reprodução

Saiba todos os detalhes no vídeo abaixo.

Desativando

Para desativar essa função abra o CMD (prompt de comando) como administrador, copie e cole o comando abaixo e pressione Enter.

powercfg /hibernate off

Para reativar essa função faça o mesmo processo, no entanto copie e cole o comando abaixo no CMD e pressione Enter.

powercfg /hibernate on

Resumo

Pense em fazer esse processo só depois de ler todo esse artigo e entender sua necessidade. De forma alguma queremos ocasionar problemas em seu computador. Note que no terceiro parágrafo deixamos um link do site da Microsoft falando sobre esse comando e como funciona em por menores. Assim esse artigo acrescentou outras informações de peso, das vantagens e desvantagens de desativar ou não essa função.