Google vai Lançar Sistema do Chrome que vai Impedir que Adblockers “Bloqueadores de Anúncios” Funcionem em 2024!

Google vai Lançar Sistema do Chrome que vai Impedir que Adblockers Funcionem em 2024! BPV

Olá pessoal! O Google anunciou que o Chrome voltará a implementar o Manifest V3 em 2024. O sistema busca incrementar a qualidade de extensões para o navegador, mas também pode impedir o funcionamento de bloqueadores de anúncios.

A implementação do Manifest V3 foi interrompida em dezembro de 2022. A suspensão aconteceu para atender o feedback dos usuários e desenvolvedores de complementos para o Chrome. Porém, a partir de junho de 2024, a empresa voltará a desabilitar o Manifest V2 — começando pelos canais de teste Beta, Dev e Canary. Extensões construídas no pacote de APIs antigo serão automaticamente desabilitadas e não poderão ser instaladas a partir da Chrome Web Store.

O Google promete lançar a mudança de forma gradativa e acompanhar feedbacks do público para “entender a mudança e quais ações eles podem tomar para encontrar extensões alternativas e atualizadas”. O público geral deve receber a mudança cerca de um mês após os testadores. O sistema do Google Chrome está em desenvolvimento desde 2018 — e é alvo de polêmicas desde então. Ele promete tornar o navegador mais leve, melhorar a eficiência de extensões e aprimorar a privacidade dos usuários.

Contudo, o Manifest V3 não inclui uma das principais APIs usadas por bloqueadores de anúncios, a WebRequest, e dá prioridade para a declarativeNetRequest, que restringe a capacidade dos adblockers.

A WebRequest é uma API disponível até o Manifest V2 que permite gerenciar arquivos de mídia e cookies de páginas web, por vezes usada para bloquear anúncios. A declarativeNetRequest, por sua vez, dá mais poder sobre bloqueio de conteúdo ao algoritmo do navegador.

“Com o Manifest V3, observamos um imenso esforço que as equipes de navegadores (o Chrome particularmente, mas também outros navegadores) estão fazendo para trabalhar em uma plataforma unificada, e vejo como eles estão ouvindo o feedback dos desenvolvedores de extensões”, disse o CTO da AdGuard, Andrey Meshkov.

Leia também:

Como Ativar a Inteligência Artificial do Google no Buscador de Forma Simples e Fácil!

YouTube Aumenta Restrições Contra Bloqueadores de Anúncios

YouTube Recebe Recurso Sensacional Chamado “Ambiente Integrado” para Tela Cheia nos Celulares!

O que é o Manifest V3?

O Manifest V3 é um conjunto de mudanças nas APIs (interfaces de programação de aplicativos) que permitem aos desenvolvedores criar extensões para o Google Chrome. As APIs são como pontes que conectam as extensões com os recursos do navegador, como acesso à rede, armazenamento local, notificações, etc.

O Google afirma que o objetivo do Manifest V3 é tornar as extensões mais seguras, performáticas e privativas. Para isso, ele introduz algumas novas APIs e modifica ou remove algumas das existentes.

Uma das principais mudanças é a substituição da API WebRequest pela declarativeNetRequest. A WebRequest permite que as extensões interceptem e modifiquem as requisições feitas pelo navegador antes que elas cheguem aos servidores. Isso é útil para bloquear anúncios indesejados, rastreadores online, malware, etc.

A declarativeNetRequest, por outro lado, limita as possibilidades de intervenção das extensões. Ela funciona com base em regras pré-definidas que especificam quais tipos de requisições devem ser bloqueadas ou permitidas. Essas regras são declaradas pelas extensões e processadas pelo próprio navegador.

Segundo o Google, essa mudança visa melhorar a performance do navegador, já que as requisições não precisam passar por um intermediário (a extensão) antes de serem enviadas ou recebidas. Mas é você, o que acha sobre isso? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares, até a próxima!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

INTERNET LENTA? Resolva isso AGORA MESMO com Apenas 3 COMANDOS!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.