Google Play Removeu 12 Aplicativos Perigosos – Desinstale Agora do seu Celular Android, Lista Completa!
E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar sobre um assunto muito importante e que pode afetar a segurança do seu celular: os aplicativos infectados com adwares. Vocês sabem o que são adwares? São vírus que ficam mostrando anúncios chatos e indesejados na tela do seu aparelho, sem você pedir. E o pior: eles podem estar escondidos em aplicativos que você baixou da Google Play, a loja oficial do Google.
Isso mesmo, você não leu errado. Recentemente, a empresa de cibersegurança Dr.Web descobriu 12 aplicativos que estavam contaminados com adwares e que estavam disponíveis na Google Play para download. Esses aplicativos já tinham sido baixados por mais de dois milhões de pessoas! Imagina só quantos celulares foram afetados por esses vírus!
A Dr.Web avisou o Google sobre o problema e a empresa agiu rápido: excluiu os aplicativos da loja e mandou um alerta para os usuários que tinham instalado eles. A recomendação é que você desinstale esses aplicativos o quanto antes e faça uma varredura no seu celular com um antivírus confiável.
Mas quais são esses aplicativos? Será que você tem algum deles no seu celular? Eu vou te mostrar a lista completa dos aplicativos infectados, mas antes eu quero te pedir uma coisa: se você gostar deste post, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário dizendo o que você achou. Isso ajuda muito o meu trabalho e me motiva a continuar trazendo conteúdos de qualidade para vocês. Vamos lá?
Leia também:
Novo Golpe de PIX no WhatsApp; Alerta a Receita Federal!
Anúncios Falsos do WhatsApp Web estão com Malware que Rouba Pix; Cuidado!
Vírus Infecta mais de 100 Modelos TV Box; Entenda o que Está Acontecendo!
A lista de aplicativos infectados
Os aplicativos que foram identificados pela Dr.Web como portadores de adwares são os seguintes:
- Super Skibydi Killer – (1.000.000 de downloads).
- Agent Shooter (Agente Atirador) – (500.000 downloads);
- Rainbow Stretch (Trecho do Arco-íris) – (50.000 downloads).
- Rubber Punch 3D (Perfurador de borracha 3D) – (500.000 downloads).
- Eternal Maze (Labirinto Eterno) – (50.000 downloads);
- Jungle Jewels (Jóias da Selva) – (10.000 downloads);
- Stellar Secrets (Segredos Estelares) – (10.000 downloads);
- Fire Fruits (Frutas de Fogo) – (10.000 downloads);
- Cowboy’s Frontier (Fronteira do Cowboy) – (10.000 downloads)
- Enchanted Elixir (Elixir Encantado) – (10.000 downloads);
- Love Emoji Messenger (Amor Emoji Messenger) – (50.000 downloads);
- Beauty Wallpaper HD (Papel de parede em HD da beleza) – (1.000 downloads)
Como você pode ver, muitos desses aplicativos são jogos, alguns até bem famosos. Outros são aplicativos de mensagens, wallpapers ou outros tipos de entretenimento. Talvez você tenha algum deles no seu celular e nem saiba que está sendo vítima de adwares.
Por isso, eu te aconselho a verificar se você tem algum desses aplicativos instalados e, se tiver, desinstale imediatamente. Depois, faça uma varredura no seu celular com um antivírus confiável e veja se ele detecta algum outro vírus ou ameaça.
Como evitar adwares no futuro?
Você deve estar se perguntando: como é possível que esses aplicativos infectados tenham passado pelo controle do Google e entrado na Google Play? Não era para ser uma loja segura?
Bom, a verdade é que o Google faz o possível para evitar que aplicativos maliciosos entrem na sua loja, mas nem sempre ela consegue detectar todos eles. Às vezes, os hackers usam técnicas sofisticadas para esconder os vírus nos aplicativos e enganar o sistema de segurança do Google.
Por isso, é importante que você também tome alguns cuidados na hora de baixar aplicativos da Google Play ou de outras fontes. Aqui vão algumas dicas:
- Leia as avaliações dos usuários antes de baixar um aplicativo. Veja se eles relatam algum problema ou reclamação sobre o aplicativo.
- Verifique as permissões que o aplicativo pede para acessar o seu celular. Se ele pedir permissões que não têm nada a ver com o seu funcionamento, desconfie.
- Instale um antivírus confiável no seu celular e mantenha-o atualizado. Faça varreduras periódicas e siga as recomendações do antivírus.
- Não clique em links ou anúncios suspeitos que aparecem na tela do seu celular. Eles podem te levar para sites maliciosos ou baixar vírus no seu aparelho.
- Não baixe aplicativos de fontes desconhecidas ou não confiáveis. Prefira sempre a Google Play ou outras lojas oficiais.
Seguindo essas dicas, você pode reduzir as chances de ter o seu celular infectado por adwares ou outros tipos de vírus. Lembre-se: a segurança do seu celular depende também de você!
E aí, gostou deste post? Você já teve algum problema com adwares no seu celular? Você tem alguma outra dica para evitar esses vírus? Deixe o seu comentário e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!
Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.
Deixe um comentário