A nova versão do Google Chrome esconde uma função muito útil e que facilita a organização das Abas criando grupos. Essa não é a primeira vez que a gigante esconde funções dos usuários, no entanto, essa função deve chegar em breve nativamente para todos.

Fonte: Pexels/Reprodução

Versão 81

Para que você consiga ativar essa função em seu navegador você precisa atender os requisitos que são; estar com a versão 81 ou superior instalada. Você pode conferir se está com a versão 81 clicando no canto superior esquerdo nos três pontinhos>ajuda>sobre o Google Chrome. Fazendo isso caso seu browser não esteja com a última versão ele irá atualizar sozinho e pedirá que você reinicie o navegador. A partir daí podemos prosseguir.

Ativando recurso

Digite na barra de endereços sem aspas “chrome://flags/” pressione Enter. Agora digite no campo de pesquisa sem aspas “Tab Groups” no botão exibido está mostrando “Disabled” clique nele e mude para “Enabled”. Essa função também pode ser ativado no Microsoft Edge baseado no Chromium, também é bem provável que funcione em navegadores que usam o o mesmo código aberto do Google Chrome.

Fonte: BPV/Reprodução

Abaixo um botão será mostrado clique nele para reiniciar o navegador, quando o navegador voltar a função estará ativa.

Abra uma nova guia clique com botão direto do mouse em adicionar ao novo grupo, depois clique na (bolinha cinza) e renomeie esse novo grupo de abas.

Fonte: BPV/Reprodução

Além disso você poderá escolher uma cor para facilitar seu trabalho.

Fonte: BPV/Reprodução

Ao criar esse grupo de abas você poderá arrastas outras guias para esse grupo. Caso queira remover basta clicar com botão direito do mouse sobre o grupo criado e em seguida clique em remover.

Fonte: BPV/Reprodução

Resumo

Essa função será bem útil a usuários que gostam de ter suas coisas organizadas e práticas. Notoriamente que não se deve abusar do número de abas abertas pois o Google Chrome é o navegador que mais consome recursos do computador. Cinco abas abertas já consome um absurdo de memória ram. Existe uma técnica já apresentada aqui no canal que diminui em até 80% o consumo de memória ram de qualquer navegador, veja aqui.