Uma situação que pode ocorrer com qualquer um é ter sua BIOS bloqueada por pessoas não autorizadas. As vezes “técnicos” em informática, se é que se pode ser dizer técnico bloqueiam a BIOS do cliente para que ele sempre recorra ao mesmo para fazer manutenção do seu equipamento.

Prática comum também com empresas de internet, onde as mesmas colocam uma senha nos equipamentos do cliente e não passam as informações. Se a BIOS do computador for bloqueada é praticamente impossível configurar a ordem de Boot ou Boot rápido para formatar o computador. Em uma situação como essa será possível formatar seu computador? a resposta e sim!

A técnica abaixo não funciona apenas com computadores com senha na BIOS, ela serve para máquinas que estão rodando Windows normalmente, ou seja a intenção do usuário é apenas formatar seu PC sem precisar criar pen drive boot, configurar a BIOS e consequentemente configurar a ordem de BOOT.

Fonte: Pexels/Reprodução

Ufa!

Se você conseguir resetar sua BIOS o resto do processo é simples. No entanto nem todos tem esse conhecimento e as vezes a situação é outra para dispositivos portáteis como notebooks que para abrir é um pouco mais complicado, e se tiver na garantia nem tente. Foi pensando nessa dificuldade que Hasleo criou seu programa chamado WinToHDD. Com essa ferramenta você conseguirá instalar o Windows a partir do sistema já iniciado.

O processo

Notoriamente que a senha na BIOS não impedi (a maioria das vezes) que você use o Windows. Assim você consegue usar o sistema, só não consegue entrar no SETUP (BIOS). A parti desse principio onde o usuário tem acesso ao sistema é que entra em cena o WinToHDD. Com essa ferramenta na versão Pro você poderá instalar qualquer Windows em sua máquina.

Primeiro instale o programa (ele funciona em versões do Windows Vista ao Windows 10 qualquer versão e arquitetura, menos versão Server). Em seguida atente-se aos detalhes abaixo, ou seja o que você vai precisar.

Ter uma .ISO do Windows em questão (Windows Vista, 7, 8.1 ou Windows 10). Onde posso baixar uma ISO com segurança? Veja aqui, ou baixe pelo site da Microsoft.

Outro fator importante é saber qual arquitetura em bits usar, e também qual arquitetura do Windows baixar. Para isso veja o vídeo abaixo, em seguida você saberá qual versão Windows baixar e usar para formatar.

Backup dos drivers e arquivos, os arquivos devem ser salvos ou na nuvem, ou em um HD externo até terminar o processo. Veja esse artigo.

Usando WinToHDD

Antes de começar primeiro você já deve ter no pen drive, HD externo ou partição secundária um arquivo chamado “install.esd ou install.wim” não pode colocar esse arquivo no disco C. Esse arquivo fica dento da imagem .ISO baixada do Windows. Veja no exemplo abaixo.

Com a imagem .ISO basta extrair o conteúdo para uma pasta, em seguida basta entrar na pasta sources, nela procure o arquivo “install.esd ou install.wim” salve ele em um local que não seja o disco local C. No exemplo abaixo usamos o programa Winrar para descompactar a .ISO do Windows.

Localizando arquivo.

Instalando

Como citado acima o programa dá suporte ou funciona com qualquer versão do Windows, ou seja, você pode estar usando o Windows Vista e pular para Windows 10, ou está usando o Windows 10 e volta para 7 por exemplo. O mesmo vale para as arquiteturas em BITS, você pode estar em uma versão do Windows que é x86 bits e pular para Windows x64. Todo esse processo é muito simples, e não precisar configurar a BIOS. Com programa WinToHDD aberto clique em “Reinstalar o Windows”.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora clique no ícone do explorador indicado pela seta, procure o arquivo install.esd ou install.wim que você extraiu anteriormente.

Fonte: BPV/Reprodução

Importante! Note que a versão que escolhemos é Windows 10 x64 bits, notoriamente você não viu que baixamos a versão do Windows 10 x64 bits versão Pro, essa escolha você faz quando vai baixar a .ISO do sistema. Essa informação consta nos parágrafos acima. Apenas clique em seguinte.

Fonte: BPV/Reprodução

Na tela abaixo não faça nada, apenas clique em seguinte. A partir daí o programa vai fazer tudo por você.

Fonte: BPV/Reprodução

Se aparecer alguma janela como a exibida na imagem abaixo, clique em sim.

Fonte: BPV/Reprodução

Aguardo o processo.

Fonte: BPV/Reprodução

Tela de confirmação, feche seus trabalhos (se for notebook coloque-o para carregar) e confirme tudo que foi lembrado sobre drivers e arquivos pessoais. Esse método apaga tudo do disco C.

Fonte: BPV/Reprodução

Finalizando

Agora o sistema vai reiniciar algumas vezes, você não precisa se preocupar com nada, configurações da BIOS como modo de operação serão feitos pelo programa.

Fonte: BPV/Reprodução

Assim quando chegar na tela abaixo, o sistema será instalado pelo programa no modo BOOT. Assim basta aguardar.

Fonte: BPV/Reprodução

Por fim depois do sistema ser instalado as configurações do Windows que você já conhece devem serem feitas pelo usuário.

Fonte: BPV/Reprodução

Nota; esse processo não é perfeito, casos isolados podem acontecer fazendo o sistema falhar e consequentemente inutilizar o PC. As taxas de acertos chegam a 95%.

Gostou da dica? Encontrou algum erro? Entre em contato com nossa equipe.