Explorador De Arquivos Alternativo Ao Windows Explorer

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Desde que a Microsoft apresentou o Windows 10 o explorador de arquivos praticamente não sofreu mudanças significativas. Muitos usuários reclamam da gigante nesse quesito. Nesse artigo vamos apresentar uma opção que substitui (pelo menos com outras funções) o explorador nativo do Windows 10.

Fonte: BPV/Reprodução

Files

O Files é um explorador de arquivo alternativo ao Windows explorer. O programa é de código aberto o que dispensa comentários se é ou não confiável. A ferramenta está hospedada no GitHub e na loja da Microsoft. Você pode baixar o mesmo pelo link abaixo.[/vc_column_text][vc_cta h2=”Download” add_button=”left” btn_title=”Microsoft Store” btn_color=”danger” btn_css_animation=”bounceInDown” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fbit.ly%2F3arYqSq||target:%20_blank|”]Scritp[/vc_cta][vc_cta h2=”” add_button=”left” btn_title=”Themas” btn_color=”primary” btn_css_animation=”fadeInRight” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fwww.microsoft.com%2Fpt-br%2Fp%2Fthemes-for-files%2F9n20kq61lsfq%3Factivetab%3Dpivot%3Aoverviewtab||target:%20_blank|”][/vc_cta][vc_column_text]

Instalando

Ao instalar o usuário não irá perder o acesso ao Windows explorer do sistema e nem será o explorar padrão. Dica; crie um ponto de restauração, antes de qualquer alteração, se possível também crie um backup do registro. Para que ele seja o explorar padrão você precisará baixar o script disponibilizado pelo desenvolvedor nesse link. No arquivo baixado você encontrará dois arquivos de registro, o primeiro (SetFilesAsDefault) que tem a função de habilitar o Files para ser o explorar padrão. O segundo arquivo (UnsetFilesAsDefault) tem a função de fazer voltar ao normal o explorador nativo do Windows deixando ele padrão.

No entanto, se você for desinstalar o Files baixado da loja, primeiro antes, use o scritp baixado para habilitar o explorador de arquivos do Windows como sendo padrão, só assim você deve desinstalar o Files baixado.

Configurando

Após abrir o app algumas configurações devem ser feitas para que o explorador fique melhor. Clique no canto superior esquerdo em configurações, em seguida na guia (Widgets) habilite a opção “mostrar pacotes na página inicial”.

Fonte: BPV/Reprodução

[/vc_column_text][vc_column_text]Na guia “multitarefa” habilite o painel dublo. Outras configurações como cor, ficheiros e preferencias podem ser configuradas.

Fonte: BPV/Reprodução

Voltando a página home, clique com botão direito do mouse em qualquer pasta para abrir o painel secundário. Essa função permite você abrir uma pasta e ter outra pasta ao lado direito (em forma de painel).

Fonte: BPV/Reprodução

[/vc_column_text][vc_column_text]Outra função muito útil é a guia pacotes, onde é possível agrupar ficheiros, pastas e outros em um bloco só. Assim quando você precisar poderá abrir pastas e arquivos específicos de modo rápido.

Fonte: BPV/Reprodução

[/vc_column_text][vc_column_text]

Design

O Files é uma alternativa de peso ao explorador nativo do Windows 10. Diferente do explorador de arquivos comum o Files possui um design fluent que encanta seus usuários. Em uma mesma janela é possível abrir várias guias diferentes e alternar entre elas, esse recurso é semelhante ao encontrado nos navegadores. O layout foi outro detalhe que recebeu uma atenção especial, o usuário não se perde, e as funções e pastas são de fácil acesso.

Em resumo, o Files é uma alternativa diferente ao oferecido pela Microsoft no Windows 10. No entanto, não é recomendado substituir ele pelo gerenciador do Windows. Use os dois para avaliar melhor as opções. E mais a frente você poderá tomar a decisão certa. Lembre-se assim como qualquer outro App o Files pode apresentar problemas, e o desenvolvedor sempre está atualizando o mesmo, sendo assim sempre o mantenha atualizado.[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=CpPfwFkucPc” css_animation=”fadeInRightBig”][vc_column_text]

Desinstalar 

Como foi mencionado acima, se o usuário decidir usar o files como explorador padrão e depois de um tempo querer voltar a usar o Windows explorer você precisar o usar o scritp já mencionado nesse artigo para retirar/remover o files e deixar como padrão novamente o Windows explorer. Siga os passos abaixo.

Baixe o script, execute o o arquivo (UnsetFilesAsDefault).

Depois bastar ir no painel de controle do Windows ou acessar configurações/aplicativos/aplicativos e recursos, lá desinstale o Files.

Atenção, se o Files estiver como explorador padrão e você desinstalar ele primeiro e só depois usar o scritp para deixar o Windows explorer como padrão isso poderá ocasionar erros e bugs nos sistema. Siga as etapas descritas acima que isso irá garantir êxito, ou se você criou um backup do Registro/ponto de restauração poderá usa-lo para voltar ao estado normal caso algum bug ocorra.[/vc_column_text][vc_column_text]

Dica

Lembramos que algumas funções você irá precisar descobrir mexendo. Na verdade, é mexendo que você irá descobrir opções e comandos que você costumava unitizar. Também é possível que algumas funções não funcionem perfeitamente. Assim aconselhamos o usuário deixar o explorador antigo em funcionamento até se acostumar com o novo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.