Nesse tutorial vamos abordar algumas dicas para ajudar você a não perder seus dados por possíveis falhas nos discos rígidos ou SSDs. O HD comum ainda predomina no mercado brasileiro pelo simples fato de ser um pouco mais barato que um SSD, além do fator de armazenamento ser maior que se comparado o preço pago por giga.

Prevenir

É possível prevenir algo que não está em nosso controle, e que é sujeito a falhas? Sim, prevenir vem da palavra prevenção. Existem formas seguras e práticas de ficar de olho nos seus discos. Vamos algumas delas nesse breve artigo.

Fonte: Sayro Digital/Reprodução

Um dos erros mais comuns em discos rígidos normais são bad block, esses erros podem vim com o tempo, e as causas são comuns coisas do dia a dia, por exemplo quedas de energia que fazem o computador desligar de modo inesperado, em notebooks quando o usuário fica movimentando o aparelho para outras superfícies isso pode causar pequenas batidas no disco que por sua vez vai ficando arranhado, assim temos bad block erros de leitura de trilha do HD.

Hard Disk Sentinel

Essa incrível ferramenta pode a cada inicialização do Windows verificar erros, saúde e temperaturas do HD. Assim se alguma anomalia ocorrer com seus discos, você saberá rapidamente e poderá tomar providencias. É indispensável que todo computador tenha instalado o Hard Disk Sentinel, baixe para teste o programa clicando nesse link aqui.

Detalhes

Uma vez instalada essa ferramenta, basta clicar abrir ele para ter um diagnóstico da temperatura e saúde de seus discos. Ao instalar o programa você deve mudar sua linguagem para Pt-Br, para isso clique na guia configuration depois em preferences, por fim language ao lado do menu mostrado mude para português do Brasil.

Fonte: BPV/Reprodução

Alerta sonoro

Você pode configurar o programa para emitir alertas sonoros quando a saúde do disco ficar abaixo de 50% ou 25%, na mesma opção você pode configurar o alerta sonoro para temperaturas, assim quando os discos apresentarem altas temperaturas você pode saber e tomar providencias. O ideal é que a temperatura do HDs comuns fique em torno de 40° graus, já disco do tipo SSD o normal é 30° graus, outras categorias você deve fazer uma pesquisa. Sobre a saúde do disco você só tem uma opção começar a pensar em trocar o disco por completo, no entanto ainda não faça isso veja o restante do artigo.

Fonte: BPV/Reprodução

Segunda opinião

Acho que você já ouviu falar que uma segunda opinião é sempre bem apreciada. E no mundo da informática não poderia ser diferente. Se você usou o Hard Disk Sentinel e observou que seus discos estão na pior, não entre em desespero você pode verificar com outro programa para ter certeza, pois o Hard Disk Sentinel pode erra nos dados. Assim você pode usar o CrystalDiskinfo para uma segunda opinião.

Fonte: BPV/Reprodução

Baixe o CrystalDiskinfo clicando nesse link. Depois de instalar basta abrir o programa, logo na tela principal ele mostra a saúde e temperatura que é o principal tema desse artigo. Obviamente que ele não tem só essas funções. Clicando na guia “Função” outras opções serão mostradas, como diminuir o ruído emitidos pelos HDs, prevenir falhas futuras usando o monitoramento avançado e usando a função Hard Disk Advanced Power Management o usuário poderá alterar o consumo de energia dos discos.

Alarme

É possível programar o software para mostrará alertas sonoros na bandeja do sistema, ele é compatível com a tecnologia TRIM presente nos discos SSD e semelhantes. A leitura no HDs comuns é feita por meio da tecnologia presente nesse discos chamadas de S.M.A.R.T