Até onde sabemos o novo Windows 11 não poderá rodar em processadores da 7ª geração abaixo. Além disso os chips TPM 2.0 não existem na maioria dos computadores, mesmo aqueles novos, nos PCs antigos muito menos. Como então poderemos instalar o novo sistema? Esse artigo irá ajudar você nesse aspecto.

Outro programa para verificar os requisitos!

A Microsoft lançou uma ferramenta que verifica se o dispositivo suporta o Windows 11, no entanto, o pessoal não gostou da ferramenta. Assim sugerimos a você uma nova alternativa muito mais simples e prática. A ferramenta é de código aberto e está hospedada no Github, acesse o link abaixo para baixar, depois apenas execute. Em seguida o programa irá verificar se seu dispositivo passa nos requisitos.

Fonte: BPV/Reprodução

Download

Note na imagem acima que esse computador não passou nos requisitos, significa isso que o mesmo não poderá receber Windows 11? Não é bem assim.

Microsoft dá indícios que deixará os requisitos de lado

Essa talvez seja a boa notícia, o mercado ficou aquecido devido esse anúncio da Microsoft, no entanto, devido a pandemia peças de computadores, chips e outros estão em falta no mercado e como a Microsoft já tem a dada de lançamento do novo sistema fica quase que impossível que as OEMs (fabricantes de computadores como Lenovo, Dell e outras) consigam produzir a tempo de vender seus equipamentos com os novos Chips (que atendem todos os requisitos de instalação do Windows 11).

Sendo assim a gigante Microsoft começa uma nova estratégia como mostra seu novo documento, onde no mesmo destaque que essas fabricantes de computadores podem montar seus dispositivos sem o TPM que ainda assim o sistema será instalados neles.

Documento Microsoft TPM

Fonte de imagem Windows Latest.

E segundo aponta site Windows Latest “a Microsoft está trabalhando em um novo método de instalação ou imagem ISO do novo sistema sem que o mesmo requeira ter no PC o TPM 2.0 ou outros requisitos”. E isso já está sendo feito, modificações da ISO por parte dos próprios usuários veja aqui.

Entenda mais sobre os requisitos!

Como exibido logo acima o novo programa dá mais detalhes sobre os requisitos de instalação do Windows 11, um deles é ter ativado o Secure Boot em seu computador e padrão de BIOS está habilitado para UEFI e não LEGACY.

image

Ative em seu computador o Secure Boot.

Alterando a BIOS para operar em UEFI (assim ela passará nos requisitos).

Se mesmo assim você rodar o teste novamente e seu sistema não passar nos requisitos como por exemplo “processador ou não ter TPM” fique tranquilo, muitos usuários estão conseguindo instalar em seus dispositivos, mesmo não passando o processador e não tendo o TPM no PC, veja no exemplo abaixo.

O modelo é um Dell com processador da (4ª geração) na teoria os processadores da 7ª geração abaixo não rodariam o novo sistema, além disso o requisito principal segundo aponta o site da Microsoft é ter o TPM 2.0. Veja na mesma imagem que o Notebook está com Windows 11 Home Single Language.

Em resumo simples temos fortes indícios que desde agora e no seu lançamento o Windows 11 poderá rodar em computadores que não entendem os requisitos.