Ventoy

Ferramenta de código aberto para criar unidade USB inicializável para arquivos ISO/WIM/IMG/VHD(x)/EFI

Existem inúmeros programas para criação de pen drive inicializáveis (pen drive boot). Hoje vamos apresentar o Ventoy, software de código livre que facilita a criação de discos inicializáveis com vários sistemas operacionais e ferramentas.

Fonte: BPV/Reprodução

Multiboot fácil

Muito comum entre os técnicos de informática o pen drive multiboot é na verdade um pen drive com vários sistemas operacionais como Windows e distro Linux que podem ser usados nas mais diversas tarefas. Cria pen drivers multitarefas é ponto do forte do Ventoy.

Diferente da maioria dos programas que fazem a mesma tarefa o Ventoy é muito simples no seu funcionamento. Em vez de extrair o conteúdo de uma .ISO para disco em questão (pen drive) o usuário escolhe copiar quais imagens ele irá usar no pen drive, simples assim. Você copia assim como copia um arquivo comum e solta dentro do pen drive deixando assim o Ventoy fazer o resto.

Funciona assim o usuário executa “Ventoy2Disk.exe” com pen drive já no computador, em seguida clique no botão no “Install” e aguardo o processo finalizar. Depois basta arrastar e soltar os arquivos .ISO que você vai usar, veja a lista compatível até o momento com Ventoy. O programa vai utilizar o GRUB para gerenciar a inicialização fazendo assim com o que o menu de escolha seja mostrado na tela.

 
Fonte: BPV/Reprodução

UEFI e LEGACY

Além da facilidade de uso dessa ferramenta ele é compatível com BIOS UEFI e LEGACY. Isso significa que você irá conseguir usar sistemas Windows antigos como Windows 7 por exemplo. Também não será necessário escolher esquemas de partição como GPT ou MBR, o mesmo já deixa tudo pronto criando duas partições ocultas uma (FAT) e outra (exFAT) e deixando assim o mais compatível possível.

O mesmo funciona muito bem com maquinas virtuais que usam o QEMU, você poderá testar seus pens drivers boot rapidamente caso use sistemas virtualizados.

Fonte: BPV/Reprodução

Suporte

O suporte é extenso sendo possível usar Windows, Linux e ferramentas Lives Cd. Foram mais de 203 ISOs testadas (até a edição desse artigo) tanto em ambientes virtuais como em máquinas reais. E como já citado o pen drive boot criado com Ventoy pode ser usados em sistemas LEGACY e UEFI, além de suportar os esquemas de partições GPT/MBR.

Leonardo Campos
Autor
Publicidade
Canal BPV no Youtube - Inscreva-se lá!
Vídeos em Destaque - Canal BPV

Contatos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.