Edge (Chromium)

    Edge (Chromium)

    Free 1,63MB Microsoft Versão 83 10/10/2019


    Chegamos em 2020 com uma mudança bastante notável da Microsoft numa briga acirrada por espaço entre os grandes navegadores. Internet Explore, e depois o Microsoft Edge com a vinda do Windows 10 não fizeram da Microsoft um gigante entres os Browse. Assim ele entrou de cabeça em novo projeto, Edge baseado no Chromium.

    Nota; caso você esteja usando alguma versão do Windows 10 que esteja instalado a versão antiga do Edge Padrão, saiba que ao instalar a nova versão do Edge Chromium o Edge antigo será removido automaticamente.

    Edge Chromium

    Baseado no código aberto do Chromium, o Microsoft Edge começou a ser distribuído no começo do ano de 2019 com versões Beta que era atualizadas quase que diariamente. São três versões que estão que podem ser baixadas, cada uma delas com suas diferenças. A versão Canary Channel pode ser instalada em sistemas Windows da versão 7 até Windows 10, além claro do MacOs. Essa versão conta com updates quase que diários.

    A versão Channel recebe updates a cada 6 semanas. É a versão mais estável e próxima do Microsoft Edge normal. Ela também junta o aprendizado das versões Dev Channel e Canary Channel, deixando essa versão com as mesas melhorias que funcionaram nas outras versões. Por fim temos a versão Dev Channel, voltada ao publico de desenvolvedores que recebem as compilações e funções do que está por vim. Essa versão é atualizada semanalmente, outro detalhe dessa versão é que ela é mais estável que a versão Canary.

    Suporte

    Assim como acontece nos navegadores baseados no Chromium, extensões, favoritos e outras aplicações vão funcionar perfeitamente no Edge Chromium. O modo noturno também já faz parte dessa build, assim se você estiver usando o Windows 10 em modo dark, o Edge irá entrar no modo dark automaticamente, caso não entre basta ir em configurações depois aparência.

    Ele conta também com a prevenção contra rastreamento, opções de personalização ajustável ao usuário, modo leitura automática de texto, onde você pode solicitar o navegador a leitura de um artigo ou trecho do mesmo.

    Leve

    A ideia aqui é entregar um navegador rápido e leve mantendo o padrão já conhecido da Microsoft e Google. Pelo menos até agora na versão Beta (não sabemos se vai se manter assim) ele é mais leve que o Google Chrome, ou seja, consome menos recursos como memória ram. Dica; se você combinar o Firemin adicionando ele no Edge Chromium você terá o consumo de memória ram reduzido há quase 90%, parece mentira mais não é. Baixe o Firemin nesse link.

    Dicas extras

    É possível adicionar qualquer extensão do Google Chrome no Edge, para isso acesse seu navegador Chrome, verifique o nome da extensão que você quer ter no Edge, copie o nome, abra o Edge e cole o nome na barra de endereços (ou vá direto para loja de extensões do Edge clicando aqui). Em seguida clique no link que será mostrado pela pesquisa, ou digite web store (para não cair em páginas falsas). Por fim clique em ‘usar no chorme’, depois clique em adicionar extensão.

    Fonte: BPV/Reprodução

    Leitura e tradução automática

    Traduzir páginas, essa é outra função que muitos usuários não ficam sem ela. Assim como existe no Google Chrome seu rival o Edge também conta a mesma opção de tradução automática. O usuário poderá configurar essa opção assim como também solicitar ao navegador a leitura de trechos de um artigo ou o texto completo.

    Extras

    Todas as funções que podem ser adicionadas no Google Chrome como a opção controle de mídia, pausar abas que não estão sendo usadas para consumir menos recursos do PC, podem ser ativadas pelo usuário usando o comando abaixo para entras nas configurações avançadas.

    edge://flags/

    Informações Gerais

    Fabricante Microsoft
    Data do release 2019-11-03
    Versão 83

    Informações de arquivo

    Nome do arquivo MicrosoftEdgeSetupBeta.exe
    Tamanho 1,63MB

    Categóricas

    Categorias Navegadores
    Sistema Operacional Android, iOS, Linux, macOS, Windows