CrystalDiskMark

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O CrystalDiskMark é uma ferramenta completa para medir o desempenho do seu disco rígido. Você sabe realmente se seu dispositivo está com velocidade sugerida pelo fabricante? Com CrystalDiskMark você consegue rodar benchmark no seu disco e saber a média de velocidade dele.

Fonte: BPV/Reprodução

Leitura e gravação

Essa informação é das principais na escolha de SSD, SSD NVME ou dispositivos semelhantes. A leitura é quando você vai procurar, abrir ou executar um programa, se a taxa de leitura for rápida o processo vai abrir mais rapidamente. Já a gravação (escrita) é quando você copia ou move algo para seu disco, novamente se a taxa for rápida mais rápido o arquivo será copiado.

Assim alguns entusiastas preferem medir por conta própria o desempenho do seu disco. Nesse assunto o CrystalDiskMark é um dos mais usados por ser grátis e confiável.[/vc_column_text][vc_column_text]

Duas versões

Ao baixar a ferramenta atente há um detalhe muito importante, as duas versões que existem do programa. CrystalDiskMark ADMIN e a CrystalDiskMark padrão. Ao usar uma delas pode haver uma pequena diferença no resultado apresentado pelo programa. Veja no exemplo abaixo.

Versão ADMIN

Versão Padrão

[/vc_column_text][vc_column_text]

Perigo!

É noticiado pelo site do desenvolvedor que ao usar o programa em dispositivos flash como SSDs e drivers que usam a mesma tecnologia podem ocasionar perda de vida útil do seu equipamento. Obviamente que isso não quer dizer que se você usar o programa uma vez para testar seu disco automaticamente o disco irá perder vida útil. Para saber mais sobre perde de velocidade ou vida útil de discos rígidos e SSDs veja esse artigo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.