CrystalDiskInfo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma ferramenta indispensável para os dias de hoje, assim como alguns periodicamente vão ao médico para saber como anda a saúde, monitorar a vida útil dos discos para quem usa computadores é essencial. E um programa perfeito para isso é o CrystalDiskInfo.

Fonte: BPV/Reprodução

Perda de dados

A pergunta principal é, ele evita perda de dados? Não! Essa ferramenta auxilia o usuário para monitorar a saúde ou vida útil dos seus hard drivers. Com isso é possível prevenir ou saber se um disco está com problemas, assim se necessário fazer o backup do mesmo, e evitar a perda total dos seus dados.[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=3r053u-8Fxk&t=1s” css_animation=”fadeInDown”][vc_column_text]

Falso positivo

Assim como programas como Hard Disk Sentinel, esse programa pode cometer erros. Por exemplo; discos SSDs podemos apresentar falso positivo, pois eles usam tecnologia diferente. Assim como updates do Windows, e atualização de firmware desse tipo de disco podem acusar falhas ou perda de vida útil, no entanto isso pode ser um falso positivo.

Fonte: BPV/Reprodução

[/vc_column_text][vc_column_text]

Como funciona?

O programa tem interface simples, no entanto é bem completo. Ele ler os dados fornecido pelo próprio disco, nesse caso a tecnologia presente no mesmo chamada de S.M.A.R.T. Assim o CrystalDiskInfo consegue fazer uma leitura precisa alertando até mesmo falhas que podem ocorrer no futuro. Outra grande função do programa é ajustar configurações do Automatic Acoustic Management, que se configurada por diminuir o ruído emitidos pelos discos rígidos comuns.

Temperatura é outra questão que deve ser levada a sério por você, no entanto o CrystalDiskInfo mostra como está a temperatura dos seus discos. Geralmente para discos rígidos comuns (os HDs) a temperatura ideal é é 40°C, 44°C no máximo. Já para discos SSDs o ideal seria em torno de 30°C, mais se você usa M.2 ou tecnologia superior veja o manual do seu produto para ver qual temperatura é a ideal pra ele.

Controle AAM / APM[/vc_column_text][vc_column_text]

Alertas

O software faz mais do que mostrar dados, ele também funciona como alarme, assim quando seus discos passarem de determinadas temperaturas ele irá avisar você, caso o configure corretamente, o alerta será exibido na barra de ícones do sistema. Ele também mostra se o disco contém erros em sua trilha de leitura, esses erros são conhecidos como Bad Block, e se descobertos no começo podem ser evitados com a ajuda de ferramentas especiais.

Alarme[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.