Rufus

Versão 3.18

Crie um USB bootavel para DOS

Quando você precisa formatar um computador não tem forma melhor do que criar um pen drive boot, e um dos melhores programas para isso é o Rufus. O aplicativo é completo para todas as tarefas, além de ser de fácil manuseio, ele também é portátil, não tem a necessidade de ser instalado.

Gravar imagens

Em comparações com outros programas do gênero o Rufus é quase duas vezes mais rápido que seus concorrentes. Além do suporte a imagens .ISO e IMG, o app conta com outras funções para criar discos inicializáveis, não inicializáveis e FreeDOS.

Fonte: BPV/Reprodução

UEFI e CMOS      

Já viu esse erro mostrado na imagem abaixo? É um erro bastante comum, no entanto isso pode ser resolvido quando criando o disco inicializável usando o Rufus. Por exemplo, quando esse erro for mostrado você deve criar um pen drive boot no modo MBR, provavelmente o disco está com tabela de partição MBR (que são para discos com menos de 1.500GB) ou o BIOS é do tipo CMOS antiga.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora, se o seu computador tem o padrão de BIOS nova UEFI, você pode criar o pen drive boot no modo GPT que são para discos com mais 2TB. Veja na imagem abaixo o padrão correto para GPT. Já para discos ou BIOS antigo escolha MBR.

Fonte: BPV/Reprodução

Avançado

As novas versões do Rufus permitem criar partições persistente com distro Linux, funciona assim igualmente a função do Windows chamado de To Go, ou seja, o pen drive passa a ter o sistema instalado nele mesmo. Assim você pode subir o sistema com seu pen drive em qualquer computador que suporte. Com essa função ativada você pode carregar sempre um sistema em seu bolso, e ainda assim salvar, baixar atualizações dentro do pen drive, obviamente que o mesmo precisa ter espaço suficiente para isso.

Ubunto partição persistente desde a versão 3.7

Fonte: BPV/Reprodução

Windows To Go desde a versão 3.7

Fonte: BPV/Reprodução

Download Windows

Achou pouco o que essa incrível ferramenta faz? E não para por aí, se você não tem uma imagem .ISO do Windows 10 ou 8.1 saiba que é possível baixar diretamente pelo Rufus. As versões disponíveis para download são Windows 10 Pro/Home, já Windows 8.1 são as versões Windows 8.1, Windows 8.1 N e Windows 8.1 Single Language. Nota; para que essa função funcione você deve estar conectado com internet.

Fonte: BPV/Reprodução

Se o botão baixar não aparecer no Rufus, ative a atualizações, colocando diariamente veja a imagem abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

TPM Windows 11

A nova versão do Rufus dá suporte a criação de pen drive bootável sem os requisitos exigidos para instalar o Windows 11.

Fonte: BPV/Reprodução

Clicando em opções de imagem e escolhendo “Extended Windows 11 Installation (no TPM/no Secure Boot/8GB-RAM” o pen drive boot criado não terá os requisitos de instalação exigidos para instalar o Windows 11, ou seja, você poderá instalar o Windows 11 sem se preocupar com os requisitos. A opção Standard Windows 11 Installation (TPM 2.0, Secure Boot 8GB + RAM cria o pen drive boot sem burlar os requisitos.

Fonte: BPV/Reprodução
Leonardo Campos
Autor
Publicidade
Canal BPV no Youtube - Inscreva-se lá!
Vídeos em Destaque - Canal BPV

Contatos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.