Windows File Recovery

Ferramenta de recuperação gratuita para Windows

A perda de arquivos é bastante comum no meio da informática. O problema sempre foi recupera-los depois de um acidente ou por falha do sistema. No mercado existem inúmeras ferramentas para recuperação de dados, no entanto, grande parte dos programas o usuário terá que pagar. A Microsoft lançou uma ferramenta baseada em linha do comando que recupera arquivos deletados, veja abaixo como ela funciona.

Recuperação a fundo

O Windows file recovery pode ser baixado gratuitamente e instalado em sistemas Windows 10, a partir da versão 2004. A ferramenta consegui recuperar a fundo dados excluídos, perdidos acidentalmente ou corrompidos. Os tipos de arquivos suportados são os mais comuns: fotos, vídeos, arquivos compactados, doc. PDF e etc.

Fonte: BPV/Reprodução

O diferencial aqui é capacidade do programa de recuperar arquivos específicos e também de extensões de arquivos específicos. Por exemplo caso o usuário queira recuperar apenas arquivos PDF e Zip, basta adicionar na linha de comando os padrões e recupera-los.

Acidentes podem acontecer com os melhores profissionais de T.I. Se você acidentalmente excluiu uma partição na hora da formatação, ou deletou pastas e arquivos usando as teclas SHIFT+DELETE (que não passa pela lixeira) não se desespere o programa pode recupera-los, mesmo se já tem um bom tempo que isso ocorreu.

Como funciona?

A ferramenta funciona operando em três métodos diferentes. A primeira chamada de “Padrão” a segunda chamada de “Segmento” e terceira chamada de “Assinatura”. O modo “Padrão” é a verificação recomendada para situações onde o usuário teve a perda de arquivos recentemente. Nesse modo ele dá suporte a discos acima de 4GB, sendo eles HDDS, SSDs e dispositivos removíveis. O segundo modo “Segmento” é o tipo de verificação recomendada para arquivos perdidos a muito tempo, semanas, meses ou anos. E por último temos o terceiro modo “Assinatura” que um tipo de verificação recomendada quando as duas acima não derem conta do recado.

Fonte: BPV/Reprodução

Avançado

Como a ferramenta é baseada em linha de comando, o mesmo não possuí layout, apenas o velho Prompt de comando. Os comandos podem ser complexos, no entanto, se prestar bem atenção o usuário não terá problemas. Por fim esse programa só funciona em versões do Windows 10 20H1 ou superior.

Comandos básicos

A primeira letra é de onde será feito a pesquisa dos arquivos perdido. A segunda letra será o local onde será salvo os arquivos recuperados. Veja abaixo uma lista de comandos simples para recuperação, lembrando que você usuário deve especificar os tipos (nomes ou extensões) de arquivos a serem pesquisados e recuperados.

Exemplos de comandos no modo padrão; Recupere um arquivo específico da sua unidade C: para a pasta de recuperação na unidade E:

winfr C: E: /n \Users\<username>\Documents\QuarterlyStatement.docx

Recupere fotos no formatato jpeg e png da pasta Imagens para a pasta de recuperação na  unidade E:

winfr C: E: /n \Users\<username>\Pictures\*.JPEG /n \Users\<username>\Pictures\*.PNG

Recupere a pasta Documentos da unidade C: para a pasta de recuperação na unidade E:

winfr C: E: /n \Users\<username>\Documents\

Exemplo de comandos para o padrão Segmento.

Recupere arquivos PDF e Word da sua unidade C: para a pasta de recuperação na unidade E:

winfr C: E: /r /n *.pdf /n *.docx

Para maior facilidade de uso veja os exemplos abaixo: primeiro use o comando winfr, seguido da unidade de você tentará recuperar os arquivos, e por fim mostre o caminho de onde ele salvará os arquivos.

Para sistemas de arquivos FAT, exFAT ou ReFS use o modo de assinatura. O modo Segmento utiliza o padrão /r. Já o modo assinatura usa padrão /x. Para cancelar qualquer verificação uma vez iniciada basta pressionar CTRL+C.

Para mais comandos e explicações completas visite o site da Microsoft, clique aqui.

Leonardo Campos
Autor
Publicidade
Canal BPV no Youtube - Inscreva-se lá!
Vídeos em Destaque - Canal BPV

Contatos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.