Ícone do site Canal BPV

Safe Mode Launcher

Iniciador do modo de segurança

É provável que você já ouviu falar do modo seguro do Windows. Esse recurso existe desde o Windows Xp, e tem como objetivo simples acessar o Windows em ambiente seguro onde é possível remover ameaças, corrigir falhas e muitas outras coisas. No entanto com a chegada da BIOS UEFI o padrão de acesso a esse recurso mudou drasticamente. O Safe Mode Launcher veio para facilitar o acesso a esse importante recurso do Windows.

Fonte: BPV/Reprodução

Acesso complicado

Com a chegada do Windows 8 e do novo modelo de BIOS UEFI que prometia naquela época um boot mais rápido, o modo seguro do sistema ficou praticamente inacessível devido a incrível velocidade entre o boot e o carregamento do sistema. Obviamente que é possível entrar sim no modo seguro do Windows 8, 8.1 e 10. No entanto o Safe Mode Launcher vai fazer você esquecer qualquer método de entrada no safe mode do Windows.

Apenas 2 cliques

O Safe Mode Launcher é uma ferramenta grátis e portátil desenvolvida pela Sordum baseada em GUI que facilita o acesso ao modo seguro das versões do Windows 7, 8, 8.1 e 10. Assim basta baixar a ferramenta no link no topo do nosso site para começar a desfrutar dos recursos.  Com ela você conseguira entrar no modo seguro de várias formas. A primeira “Normal Mode” que não altera e nem entra no modo seguro do sistema. No entanto a segunda opção “Safe Mode” o usuário irá acessar o modo seguro sem rede (internet).

Fonte: BPV/Reprodução

A terceira opção “Safe Mode with Networking” o acesso ao modo seguro já irá funcionar com a internet habilitada.

Fonte: BPV/Reprodução

Atenção! A quarta opção Safe Mode with Command Prompt Only pode gerar um loop infinito na máquina deixando o sistema fora de ação. Esse problema já é conhecido do desenvolvedor e o mesmo já tem um tutorial explicando como resolver esse bug em seu site oficial. Não use essa opção se você não tem conhecimento aprofundado no caso.

Fonte: BPV/Reprodução

Detalhes

O modo seguro do Windows fica estranho em suas configurações pois o mesmo não carrega os drivers originais do sistema, por exemplo; se você possui uma placa de vídeo a mesma não irá funcionar com os drivers que você instalou no Windows. O sistema usa os drivers genéricos, e muita das vezes as cores que são exibidas são apenas 16.

Antivírus e processos comuns também não funcionam nesse modo, apenas o básico. Isso ajuda o usuário a identificar ou presumir que se no modo seguro o sistema roda liso, algo fora do comum no sistema normal não rodando perfeitamente.

Leonardo Campos
Autor
Sair da versão mobile