Nesse artigo vamos mostrar como ativar uma função oculta no Windows 10, também vamos mostrar uma dica extra para otimizar ainda mais o Windows 10. Nota; essas duas funções que serão ativados já existem no Windows 10, no entanto estão ocultas.

Requisitos

A primeira dica é ativar um recurso de desempenho máximo que fica no painel de energia do Windows. Para que consiga realizar esse feito e necessário ter a versão do Windows 10 1803 ou superior como a 1903. Abra o Prompt de comando (CMD) com atributos de administrador. Em seguida cole esse comando abaixo e pressione Enter.

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

Abra o painel de controle ou procure na pesquisa do Windows a função “opções de energia” abrindo essa janela será exibido os planos de energia do sistema. O plano “desempenho máximo” será mostrado para você escolher, além de outros planos também escolha ele quando quiser dar um gás no seu computador.

Essa nova função irá gastar um pouco mais de bateria caso seu PC seja um notebook ou ultrabook.

Bateria 

Como citado acima, em desktop (computador de mesa) essa função não terá muito efeito impactando assim na sua conta de energia. No entanto o mesmo não se pode dizer para notebooks, o aparelho irá descarregar mais rapidamente com esse plano de energia escolhido, esse será o preço para ter um melhor desempenho em seu dispositivo.

Otimizador de janelas

Essa função de otimizar o disco é nativo do Windows há muito tempo, onde o mesmo faz uma desfragmentação e otimização dos discos instalados no computador. O que vamos fazer é deixar essa função no menu de contexto do sistema, veja na imagem abaixo.

Você pode fazer isso de duas formas, a primeira e criar um script para adicionar essa função ao menu, abra o blocos de notas do Windows e cole o comando abaixo, em seguida salve com o nome “Otimizar” sem aspas, na frente do nome “Otimizar” digite .reg ficando igual na imagem abaixo, daí salve o arquivo e depois basta executar o mesmo.

Se preferir você pode baixar o arquivo pronto no link abaixo, o processo depois de baixado é o mesmo, basta executar o arquivo e conferir a mudança no menu do sistema.

Arquivo Pronto

Download Mega