Criptografia Remota: Um Ransomware Perigoso que Pode Colocar uma Rede Inteira de Computadores em Risco!

Criptografia Remota Um Ransomware Perigoso que Pode Colocar uma Rede Inteira de Computadores em Risco! BPV

Você já ouviu falar do ransomware remoto? É uma forma de ataque cibernético que vem crescendo muito nos últimos anos e que pode causar um estrago enorme nas redes das empresas. Segundo um estudo da Sophos, o número de ataques de ransomware remoto aumentou 62% desde 2022.

O que isso significa? Que os hackers estão usando um método mais sofisticado e eficiente para sequestrar os dados das vítimas e pedir resgate. O ransomware remoto funciona assim: o hacker consegue invadir um computador que esteja conectado à rede da empresa, mas que não tenha uma proteção adequada.

A partir desse ponto de entrada, ele pode acessar e criptografar todos os outros dispositivos que estejam na mesma rede ou domínio. Ou seja, basta um computador vulnerável para colocar toda a infraestrutura em risco. E o pior é que esse tipo de ataque é muito difícil de detectar, porque ele acontece todo no computador invadido, sem deixar muitos vestígios.

A única forma de perceber algo estranho é se houver um tráfego anormal de arquivos entre o computador comprometido e os outros. Por isso, os hackers preferem esse método, porque ele permite atingir um grande número de vítimas com mais facilidade e rapidez.

E como se proteger desse perigo?

A primeira coisa é manter todos os computadores da rede atualizados e com soluções de segurança avançadas, que possam bloquear o acesso dos invasores. A segunda coisa é fazer backups regulares dos dados, para poder recuperá-los em caso de ataque. E a terceira coisa é conscientizar os usuários sobre os riscos do ransomware remoto e as boas práticas de segurança cibernética, como não abrir e-mails suspeitos ou clicar em links duvidosos. O ransomware remoto é uma ameaça real e crescente, mas podemos nos defender dele com medidas simples e eficazes. A expressão ‘todo cuidado é pouco’ nunca fez tanto sentido no mercado de segurança cibernética.

Formação em Cyber Security: Um novo ciclo na sua carreira, clique aqui! Essa profissão paga muito bem, mas são poucos os profissionais!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.