Já pensou em nunca mais digitar a senha do wi-fi de sua casa ou trabalho? Não, não é controle por Mac, e sim uma técnica que cria um código QR para adicionar ao dispositivo a senha de sua rede. Assim basta usar um app de leia código QR, apontar a câmera pro código e pronto, dispositivo conectado.

Facilidade

A ideia aqui não é a segurança visto que o roteador está em seu controle, e já possui configurações recomendadas que asseguram sua criptografia. Caso não tenha certeza peça a visita de um técnico para deixar sua rede mais confiável e segura.

Criando o código QR

Para criar nosso código QR com a senha de sua rede você precisar saber duas coisas básicas. Primeiro a senha do wi-fi, segundo o padrão de criptografia, ou seja, se a rede está em WPA2-PSK ou WEP/WPA (no site onde vamos gerar o QR Code só mostra WPA/WPA2, é equivalente ao mesmo “WPA2-PSK” “WPA-PSK” WPA/WPA2/PSK). Geralmente quem configura uma rede wi-fi deixa no padrão WPA/WPA2/PSK ou WPA2-PSK, se você tiver dúvida entre em seu roteador e veja qual criptografia está, veja o exemplo abaixo.

Acesse esse site para criar seu código QR, clique aqui. No primeiro campo “SSID” coloque o nome de sua rede “nota; não erre a inscrição”. Encrypttion coloque o padrão usado por sua rede, como citamos a maioria usa WPA/WPA2/PSK ou WPA2-PSK. No campo “Key” coloque a senha de sua rede wi-fi, novamente não erre. Abaixo temo a opção “Hidden” que serve quando o sinal é escondido, deixe desmarcado. Por fim clique em “Generate”.

Fonte: BPV/Reprodução

Salve

Com QR code de sua rede gerado, basta você salvar, ou imprimir para colocar na sua residência, talvez na sala, no escritório. Para que quando as pessoas chegarem já possam ver ali o código, apontar seu Smartphone e ter a senha adicionada em seu dispositivo.

Fonte: BPV/Reprodução

Apps suportados

É recomendado usar um app para leitura do código QR, alguns Smartphone têm leitores suportados por essa tecnologia. No entanto sugerimos baixar em seu Android o Barcode Scanner ou NeoReader. Já para quem usa dispositivos Apple pode usar QR Reader for iPhone ou Avira Insight QR Code Scanner, todos esses apps sugeridos são grátis e são muito leve para download. Baixado basta abrir o app e pedir para escanear um código e apontar para o já criado por você.

Trocando a senha

Com a tempo você supostamente vai trocar a senha de sua rede, assim basta criar novamente o QR Code e colocar em local de sua casa ou trabalho. Dica; caso seu roteador tenha a opção de rede de convidado, crie ela adicione uma senha simples e cria para ela um QR Code, deixando sua principal sem ser usada por outras pessoas.

Meu sinal Wifi

Esse novo serviço é ainda melhor que o mostrado nos parágrafos acima, isso pôr que ele não solicita que o usuário saiba que tipo de criptografia a rede está configurada. Assim basta acessar esse link para criar o QR Code para sua rede. Dica importante, prefira criar um QR Code para rede Wi-fi de convidados, a maioria dos roteadores novos tem essa função. Quando o site abrir você vai encontrar o campo “Network” nele digite o nome de sua rede wi-fi, não erre, no segundo campo digite a senha usada pela rede wi-fi escolhida.

Fonte: BPV/Reprodução

Veja que o código é gerado ao lado direito. Assim para baixa-lo clique em “Print” para ter acesso ao código para impressão, ou clique no botão download para baixar um arquivo PDF. Depois faça a impressão e cole na parede do seu escritório ou sala da estar. Assim quando chegar clientes/visitas e fazer o tão famoso pedido “qual é senha do wi-fi” ela talvez já perceba o QR Code na parede indicando como se conectar.

Lendo o código

Assim como na dica anterior esse método é igual, o usuário poderá se conectar apontando sua câmera para o QR Code assim o dispositivo se conectará automaticamente, algumas câmeras já possuem o leitor embutido no software. Caso o seu Smartphone não possua essa função você deve baixar um leitor de código QR, sugerimos o Barcode Scanner, no entanto você pode qualquer um que prefira na Play Store ou Apple Store.

Fonte: BPV/Reprodução

Caso você mude o nome da rede ou a senha o QR Code não vai mais funcionar, assim você deve criar um novo.