Existem muitas maneiras de testar computadores, técnicos usam ferramentas como Hiren´s Boot CD, UBCD, MemTest86 e muitos outros. E tem situações que testam a paciência de qualquer um. Nesse artigo vamos listar algumas dicas que podem ajudar a você usuário comum e técnico a encontrar problemas em qualquer computador.

Fonte: BPV/Reprodução

Travamentos

Uma das coisas fáceis de perceber é quando o computador está lento. No entanto a lentidão geralmente não tem haver com problemas no Hardware e sim no software (Windows). Já mostramos aqui em nosso site como verificar como está a saúde dos seus HDs (discos SSD e HD), para saber mais clique aqui. Tela azul e travamentos do nada podem alertar se algo está errado. E quando isso não acontece? Será possível usar alguma ferramenta para descobrir se há defeito? Sim e é isso que vamos mostrar.

Memória ram

Vamos começar com teste mais simples, a memória ram é uma das causadoras de problemas no sistema, ou seja, a temerosa tela azul da morte. Para saber se sua ram está com algum problema basta você baixar o MemTest86 na internet para fazer um diagnóstico preciso. No entanto no próprio Windows podemos fazer esse teste rapidamente. Abra a barra de pesquisa do Windows (essa ferramenta está presente nas versões do Vista a frente) digite diagnóstico de memória, abra o aplicativo.

Fonte: BPV/Reprodução

Antes de continuar feche todos os programas que estão abertos, outra dica se você possui mais de um pente de memória o melhor é retirar um dos pentes e testar pente por pente. Pois se você rodar o teste com duas memórias por exemplo e o teste acusar algo, como você saberá qual das memórias está com erro?

Fonte: BPV/Reprodução

Com aplicativo aberto clique em “reiniciar agora e verificar se há problemas” feito isso agora é só aguardar. Uma tela será exibida quando o computador reiniciar. Agora você deve ficar de olho se alguma mensagem em destaque aparecer no campo Status. Mesmo se você não conseguir acompanhar o teste o Windows quando ligar novamente irá lhe mostrar o resultado. Agora sobre o resultado exitem duas possibilidades, aparecendo o erro de tela azul as vezes apenas uma limpeza na ram resolve, se você limpar a ram e mesmo assim ela apresentar problemas o melhor é trocar a memória o mais rápido possível, caso não o faça as telas azuis vão continuar.

Fonte: BPV/Reprodução

Teste de stress

Chegamos há um teste insano, onde o usuário poderá tirar a prova se os outros testes falharam. Talvez você já testou o HD e memória e nada foi acusado. Abaixo vamos deixar um link para um teste feito pelo Prompt de comando (CMD). Com esse teste você poderá testar por completo seu computador. E se tiver problemas de aquecimento por parte do processador o PC irá desligar do nada, e se travar ou congelar o sistema poderá ser sua fonte que não aguentou a pressão (essas informações devem ser analisadas com muito cuidado pois cada caso é um caso) as informações descritas nesse paragrafo são de técnicos experientes.

Teste

Arquivo

Fonte: BPV/Reprodução

Depois de baixar a ferramenta abra o gerenciador de tarefas do Windows para medir o consumo de CPU. Agora abra o arquivo baixado (abra várias janelas ou clique várias vezes até abrir vários processos levando a CPU ao 100% de uso) e fique monitorando o consumo de CPU, quanto mais arquivos você abrir mais o computador será forçado, abra até o sistema ficar travando, isso é necessário para levar o máximo de stress do sistema, se algo estiver errado como citado acima você poderá tomar medidas, se desligar o computador do nada poderá ser a CPU (aquecendo) por ter com pouca ou quase nada de pasta térmica, se travar ou congelar o sistema poderá ser a fonte (se for a fonte só uma loja para testar com outra fonte e ver se não vai travar mais) se você tiver uma fonte em casa poderá você mesmo fazer esse teste. Também poderá usar um multímetro para identificar se as correntes estão Ok.